27/10/2017 – Casa do Índio começa a funcionar; capacidade é para 50 pessoas

Notícias em Destaque

27/10/2017 – Casa do Índio começa a funcionar; capacidade é para 50 pessoas

O prefeito Ulisses Maia visita na segunda, 30, às 10 horas, a Casa do Índio, que começa a funcionar com infraestrutura adequada para atender até 50 pessoas, entre adultos e crianças. O local, na estrada Guaiapó (antigo Colégio Machado de Assis), substitui abrigo provisório instalado no Contorno Sul. “Essas instalações proporcionam aos indígenas um local seguro e confortável em seus deslocamentos para a comercialização de artesanato”, afirma Ulisses Maia. 
Oriundos principalmente de aldeia localizada em Manoel Ribas (180 km de Maringá), kaigangues e índios de outras etnias passam a contar com local adequando para permanência por período máximo de 30 dias, conforme acordo entre líderes indígenas e a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc). A presença de grupos indígenas na cidade, muitas vezes formados por crianças, justifica-se pela venda de artesanato, importante para a subsistência das famílias. 
A Casa do Índio é formada por espaço para todos os membros da família (adultos e crianças), com áreas externas para convívio. “Vamos revitalizar continuamente as instalações, mas já foram feitas as reformas e adequações necessárias para garantir tranquilidade, segurança e conforto para os indígenas de passagem pela cidade”, informa a secretária de Assistência Social, Marta Kaiser. Servidora da Sasc vai orientar os índios sobre a ocupação do espaço.
A secretária explica que todas as decisões sobre a Casa do Índio serão tomadas em conjunto com as lideranças da aldeia, de forma a garantir a máxima transparência nas relações entre a administração e os ocupantes do espaço. No momento, 18 índios ocupam a casa, apropriada para receber até 50 pessoas por período máximo de 30 dias. Alimentação será fornecida pela prefeitura, que também fará a manutenção do local. 

Outras Notícias

[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá

Sair da versão mobile