Notícias em Destaque
30/06/2017 – Conferência Municipal encerra Semana de Prevenção
A 8ª Conferência Municipal de Políticas Sobre Drogas iniciou na manhã de hoje, 30, com o objetivo de promover e garantir a participação popular na formulação e no controle social das políticas sobre drogas. O evento encerra a Semana Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas, iniciada na segunda-feira, 26. A Conferência é organizada pelo Conselho Municipal Sobre Drogas (Comad), em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc).
Estiveram presentes na abertura oficial o vice-prefeito, Edson Scabora, o secretário da Assistência Social e Cidadania, Ederlei Alkamin, a presidenta do Comad, Helena Maria Ramos dos Santos, o vereador, Alex Chaves, e a representante da Sociedade Civil e usuários dos serviços do Centro Pop, Maria Isabel da Silva. O tema escolhido pela comissão organizadora foi: Drogas, Saúde e Sociedade: das Políticas Públicas à autonomia dos sujeitos.
A 8ª edição também contempla a avaliação de políticas sobre drogas do município, a definição de diretrizes da efetivação, além de visar e consolidar a rede integral e integrada preventiva. “Nós precisamos ser aliados as ideias inovadoras, já que as antigas não veem exercendo e mostrando o devido resultado. É por isso que nos encontramos hoje, nossos jovens e adolescentes precisam do nosso apoio e cabe a nós descobrimos como cuidar e executar novas soluções sobre o uso das drogas”, destacou o vice-prefeito, Edson Scabora.
Para o secretário da Sasc, Ederlei Alkamin, os seis meses de gestão já garantiu aproximação e abertura para resoluções de políticas públicas sobre drogas. “Esse assunto engloba e íntegra várias secretarias do município, e nos últimos dias, capacitações, ações de prevenção tem sido realizadas. O Centro Pop, por exemplo, é um local onde precisamos nos concentrar e intensificar medidas de prevenção, sendo um dos focos a cumprir”, afirmou.
Segundo a presidente do Comad, Helena Maria Ramos dos Santos, a construção de políticas públicas já vem ao longo de muito tempo. “Os velhos modelos já não funcionam mais e precisamos buscar novos caminhos. Desejo um ótimo dia de trabalho para cada um de nós, principalmente no período vespertino, onde estaremos em grupos, discutindo demandas importantes para nosso município”, disse.
A programação segue o dia todo com debates, grupos temáticos, palestras e plenária final. Serão discutidos sete eixos: A atuação da Rede de Atenção Psicossocial, identidade(s) e subjetividade(s) do adolescente construída na mídia, encarceramento, socioeducação e a lei de drogas, proteção social para usuários de álcool e outras drogas, drogas e educação, Investimento em políticas sobre drogas e o acesso à cultura, esporte e lazer. (D.V)
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá