Estão abertas as inscrições para o 3º Simpósio Municipal de Residências em Saúde, realizado pela Prefeitura de Londrina por meio da Comissão de Residência Médica (COREME) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Voltado a profissionais e acadêmicos da área, o evento irá abordar o tema “Violência: impactos na saúde”. O simpósio irá ocorrer no dia 9 de novembro, e as inscrições já podem ser feitas pelo site bit.do/coreme.
O prazo para submissão de trabalhos para o simpósio, na modalidade pôster, encerra em 4 de novembro. Serão aceitos trabalhos concluídos ou em andamento, nas categorias pesquisa original, revisão bibliográfica ou clínica, relatos de caso ou experiência. O material deve ser encaminhado pelo e-mail pmlcoreme@gmail.com, e as regras podem ser conferidas na fanpage do Simpósio, link www.facebook.com/SimposioMunicipal.
A coordenadora do COREME, Sônia Maria Coutinho Orquiza, considera que o Simpósio de Residências em Saúde é uma grande oportunidade para troca de experiências e conhecimento. “Nossa Residência está com o evento pelo terceiro ano, então para nós já é uma tradição. Além disso, é também uma oportunidade para mostrar os trabalhos de pesquisa científica de nossos residentes e das demais instituições”, disse.
Sônia frisou que o tema escolhido para este ano é algo que permeia a atuação em saúde por todo o país. “É um tema grave, que explode no Brasil inteiro, e que nos toca muito. Quem trabalha com pessoas é muito influenciado por essa questão, porque diariamente atendemos pessoas vítimas de violência. O objetivo do simpósio é sempre trazer um tema atual, digno de discussão, e proporcionar a troca de conhecimentos, chamando pessoas, convocando mestres de outras regiões que possam nos trazer algo diferenciado para aprofundar essa temática”, detalhou.
A supervisora da Residência em Medicina de Família e Comunidade da SMS, Beatriz Zampar, reforçou que a violência é um ato com o qual os profissionais de saúde se deparam todos os dias, em diversas formas, no trato com os pacientes. “Conversar sobre os impactos na saúde e suas formas de enfrentamento tem se tornado cada vez mais necessário, por isso a ideia deste tema para o simpósio”, afirmou.
Programação – O 3º Simpósio Municipal de Residências em Saúde irá ocorrer no auditório da Prefeitura, localizado na Avenida Duque de Caxias, 635, segundo andar. A programação terá início às 8 horas, com a solenidade de abertura. Na primeira mesa, às 8h30, a psicóloga do Consultório na Rua da SMS Sara Gladys Toninato, e a chefe do Departamento de Saúde Coletiva da UEL, Marselle Nobre de Carvalho, vão falar sobre a temática “Violência: crianças, mulheres, idosos, LGBTI”. Às 10h30, o tópico abordado será “Terapia Comunitária Integrativa: Experimentando a Potência”, com uma prática envolvendo todos os participantes.
Após o intervalo para o almoço, o simpósio será retomado com a temática “Violência na saúde: impactos e enfrentamento”, conduzida pelos médicos de Família e Comunidade (MFC) Helena Fernandes Ferraz, do Rio de Janeiro, e Francisco Carlos Mouzinho de Oliveira, de Curitiba. Logo após, às 15 horas, a última mesa trará representantes de Maringá, Curitiba, Apucarana e Londrina, para falar sobre Residências de Saúde Integradas: Experiências Regionais. A agenda finaliza com a apresentação dos pôsteres, a partir das 16 horas.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a supervisora da Residência em Medicina de Família e Comunidade, Beatriz Zampar, pelo 3379-0850.
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá







