Notícias em Destaque
42ª Assembleia Nacional da Assemae será aberta nesta segunda-feira
A Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento, Prefeitura de Maringá e Frente Nacional dos Prefeitos abrem nesta segunda-feira (11), a 42ª Assembleia Nacional da Assemae, reunindo gestores de serviços de saneamento de todo o Brasil. O evento, com programação desde domingo, terá a abertura oficial nesta segunda, às 17 horas, no Pavilhão do Parque de Exposições.
Na sequência, será aberta a Feira de Saneamento e lançado o Guia Nacional de Coleta e Preservação de Amostra – Água, Sedimentos, Comunidades Aquáticas e Efluentes Líquidos, pela Cetesb/Ana.
Durante o domingo, o Conselho Diretor da Assemae participou de reunião na sede do Cismae, no Parque Indústrial Mário Bulhões. Nesta segunda a programação foi aberta com o painel Os Desafios do Financiamento para a Gestão Associada. “Abrimos o evento com mais de mil inscritos antecipadamente vindos de várias regiões do Brasil”, adiantou o presidente da Assemae, Silvio José Marques.
Durante os cinco dias da Assembleia são esperados pelo menos 3 mil participantes. Silvio Marques lembra que mais de 2 mil municípios brasileiros possuem serviço próprio de abastecimento de água e saneamento, e a Assembleia Nacional é a oportunidade dos gestores conhecerem as novidades técnicas e políticas e trocarem experiências.
O presidente da Assemae reforça ainda que o momento é de debate em torno das questões de saneamento, que inclui também as áreas de drenagem e resíduos sólidos urbanos. “São questões de interesse de todos os municípios”, lembra. “Especialmente no momento dos debates em torno da nova legislação nacional sobre saneamento”.
Segundo Marques a Assembleia vai tirar a “Carta de Maringá”, reunindo as diretrizes e sugestões dos gestores municipais para a política e área técnica do saneamento. “A nova Lei Nacional do Saneamento aguarda Audiência Pública e a tramitação para ser aprovada e vamos contribuir com as sugestões dos gestores que atuam diretamente nas áreas de interesse”, lembrou.
A 42ª Assembleia terá três seminários, três painéis, 11 mesas redondas e 92 apresentação de trabalhos de todo o Brasil. A programação inclui ainda a inauguração do Centro de Referência em Saneamento Ambiental do Consórcio Cismae, visita técnica ao sistema de drenagem do Parque do Ingá e o plantio de árvores para a neutralização de emissão de gases de efeito estufa emitidos durante a Assembleia.
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá