Evento contará com 7 pontos de hidratação e descanso, 4 a mais que nas edições anteriores
Para oferecer mais opções de hidratação e descanso aos participantes do 4º Desafio das Catedrais, a organização do evento ampliou a estrutura de apoio ao longo do percurso. Além das paradas nos 30, 60 e 90 quilômetros, já existentes nas edições anteriores, pontos intermediários foram criados no trajeto. Os novos locais de paragem estarão disponíveis nos quilômetros 15, 45, 75 e 105, nas cidades de Mandaguari, Sabáudia e Rolândia. No total, serão sete instalações onde serão ofertados assentos para repouso, água, frutas e refeições.
Segundo o organizador do Desafio, Arnaldo Amaral Filho, o objetivo é propiciar uma caminhada tranquila em que o interessado não precise carregar grandes mochilas cheias com líquidos e alimentos. “A intenção é dar tranquilidade e facilitar o cumprimento das etapas. O caminhante ou corredor não precisará levar consigo garrafas d’água de dois litros ou suprimentos em larga escala, que têm um peso considerável. Com a ampliação da estrutura eles poderão diminuir a carga, pois a cada 15 quilômetros haverá um ponto de apoio”, afirmou.
Por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), os três últimos locais de parada contarão também com a atuação de estudantes da área da saúde. Além de se revezarem em eventuais atendimentos aos integrantes, 24 alunos de enfermagem e fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) irão acompanhar a caminhada de carro, prontos para socorrer quem vier a precisar de ajuda.
Melhorias – De acordo com Amaral, algumas intervenções foram e ainda serão realizadas para melhorar a sinalização do traçado. “No último sábado (25), fizemos a manutenção de algumas placas danificadas e instalamos outras 23. No próximo final de semana esse trabalho continua. O objetivo é que todo o caminho esteja com informes e indicadores de direção, para que ninguém se confunda ou erre o caminho”, contou.
O organizador explicou também que, para melhorar as condições de segurança, alguns trechos do trajeto foram modificados. “Fizemos um desvio na PR-218, em Arapongas, onde os participantes caminhavam na rodovia bem perto dos carros e caminhões. Para evitar tropeços e quedas, nós ainda alteramos uma parte em que havia paralelepípedos”, disse.
Outra novidade para a 4ª edição do Desafio das Catedrais é que, na chegada, em Londrina, haverá a comercialização de souvenirs alusivos ao evento. A responsável pela venda é a artista plástica Nilsa Helena Ruse, que confeccionou peças decorativas em cerâmica com a logomarca da caminhada. “A arte ficou muito bacana, vai servir de lembrança a quem quiser marcar para sempre a sua participação”, pontuou Amaral.
Expectativa – Segundo o organizador, este deve ser o ano com mais adesões à proposta. No 1º Desafio, em 2014, dois dos 19 inscritos concluíram o percurso de Londrina para Maringá. No ano seguinte, foram 40 integrantes e 10 deles finalizaram os 120 quilômetros. Na terceira edição, 36 dos 127 atletas cadastrados chegaram à etapa final. Em 2017, a expectativa é que o número de participantes fique entre 160 e 200. Até agora, 111 pessoas já efetivaram a inscrição e a expectativa é que o ritmo cresça nos dez dias que precedem a realização do evento.
Atletas profissionais, amadores ou qualquer pessoa interessada em percorrer a pé os 120 quilômetros entre Londrina e Maringá podem se inscrever até o dia 10 de dezembro no 4º Desafio das Catedrais pelo site www.ticketagora.com.br. Marcado por plantações, áreas de mata, estradas e propriedades rurais, o Desafio é inspirado no Caminho de Santiago de Compostela – conjunto de rotas percorridas na Europa desde o século IX.
Além de propor aos caminhantes uma jornada de reflexão, autoconhecimento e superação de desafios, o evento visa fortalecer o empreendedorismo rural e resgatar a história das comunidades e dos personagens encontrados ao longo da trilha.
A largada está marcada para o dia 15 do próximo mês, uma sexta-feira, às 19h, na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, em Maringá. O ponto final do percurso é na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, mais conhecida como Catedral Metropolitana de Londrina. A ideia é que o trajeto seja finalizado pelos participantes em 24h, mas a estrutura do evento estará disponível até a meia-noite de sábado, dia 16.
O 4º Desafio das Catedrais tem apoio da Prefeitura de Londrina e conta com auxílio institucional do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) e da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). Mais informações podem ser obtidas na página do evento no Facebook ou diretamente com idealizador da caminhada, Arnaldo Amaral Filho, pelo telefone (43) 99976-6603.
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo
O Maringá