ABERTURA DO MERCADO DA BÓSNIA E HERZEGOVINA GERA OPORTUNIDADES PARA EXPORTADORES DE CARNE DE FRANGO DO BRASIL

Conquista anunciada pelo Ministério da Agricultura reforça presença brasileira no continente europeu

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) celebrou a abertura do mercado da Bósnia e Herzegovina para a carne de frango do Brasil, anunciada hoje pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

País dos Balcãs com renda per capita em torno de US$ 8,5 mil (dados do Banco Mundial), a Bósnia e Herzegovina possui 3,2 milhões de habitantes – em sua maioria, residentes na zona rural.

Conforme dados da FAOSTAT, o consumo de carne de frango no país é de 19,7 quilos anuais, um dos mais elevados da região, com um consumo total de 72 mil toneladas por ano. Desse total, 13,3 mil toneladas foram importadas – em especial, de países europeus.

“O mercado bósnio é uma oportunidade de alta relevância para os exportadores brasileiros. Há demanda por produtos avícolas com padrões de qualidade elevados, e existe a necessidade de complementaridade à produção local.  O novo mercado conquistado graças ao trabalho de excelência realizado pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, seus secretários Luís Rua e Carlos Goulart, além de suas equipes, é mais uma oportunidade que deverá gerar impactos positivos para os produtores e exportadores brasileiros”, avalia Ricardo Santin, presidente da ABPA.

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