Em vários municípios paranaenses nos dias 16 e 17 de julho, aconteceu uma ação às margens do lago da Itaipu Binacional para retirar materiais que causam risco ao meio-ambiente e acampamentos clandestinos.
Empregados da Segurança Empresarial da Itaipu, em parceria com a Polícia Federal, Núcleo Especial de Polícia Marítima e o Batalhão de Fronteira da Polícia Militar do Paraná recolheram aproximadamente 10 toneladas de entulhos, plásticos e objetos, além de recipientes de agrotóxicos.
Juntamente com a retirada de materiais, acampamentos clandestinos foram encerrados com a fiscalização de 68 pontos em municípios lindeiros, como Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon, Santa Helena, Itaipulândia, São Miguel do Iguaçu, Guaíra e Pato Bragado.
A ação é realizada em parceria com a Superintendência de Meio Ambiente da Diretoria de Coordenação, que tem dado o apoio logístico necessário e a destinação adequada dos materiais retirados da Faixa de Proteção.
A Faixa de Proteção ocupa uma área total de 34.000 hectares reflorestados às margens do reservatório e desempenha um papel de extrema importância para a manutenção do lago da Itaipu Binacional.