Conscientizar a população sobre a importância da prevenção para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e outras doenças. Este é o objetivo da palestra e exposição que será realizada no salão comunitário do Jardim Maringá, na Rua René Descartes, 381, região oeste, realizadas pela Coordenação de Controle de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A atividade acontece nesta quinta-feira (4), às 7h30.
A equipe levará o larvário, que expõe o ciclo do Aedes, com o ovo, a larva, a pupa e o mosquito adulto, além da maquete, que demonstra o quintal certo e o errado, com relação à prevenção da proliferação do mosquito, bem como materiais lúdicos, que simbolizam os criadouros do mosquito. A comunidade também receberá cartazes e panfletos, com diversas orientações.
Na sexta-feira (5), às 9 horas, haverá outra ação educativa, desta vez na Escola Municipal Armando Rosário Castelo, localizada no Distrito de Paiquerê, na Rua Alcina Alves. Segundo a agente em Endemias da SMS, Cristina Gomes Torquato, mais de 200 alunos vão participar de uma palestra, além de colaboradores. O objetivo é ressaltar a importância de medidas preventivas para combater o Aedes. “Além da maquete, do larvário e dos materiais lúdicos, os alunos receberão orientações sobre o escorpião”, informou.
Empresas, unidades escolares e outras instituições que queiram levar as atividades educativas realizadas pela Coordenação de Endemias para seus estabelecimentos, podem entrar em contato por meio do 0800-400-1893 ou pelo e-mail educaendemias@saude.londrina.pr.gov.br. O mesmo telefone do Disque Dengue também recebe dúvidas e denúncias de possíveis focos do mosquito.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a agente em Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Cristina Gomes Torquato, no 3372-9479.
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá