O Instituto Não me Esqueças, com o apoio da Prefeitura de Londrina, promove atividades nesta terça (10) e quarta-feira (11), com o intuito de debater questões sobre as doenças neurodegenerativas, principalmente a Doença de Alzheimer. As ações são abertas ao público em geral, que pode participar gratuitamente, sem necessidade de inscrição prévia. A iniciativa integra a programação do Setembro Lilás.
Amanhã (10), às 19 horas, haverá uma palestra com o tema “Alzheimer: a prevenção começa pela boca”, no Auditório 1 da Catedral Metropolitana de Londrina, localizada na Travessa Padre Eugênio Herter, 33, Centro. O limite de público do local é de 60 pessoas. A atividade será ministrada pelo cirurgião dentista e diretor do Departamento de Odontologia para Pacientes Especiais, da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas – seção Paraná (ABCD-PR), Guilherme Genovez Júnior.
Na quarta-feira (11), às 19h30, será realizada uma mesa-redonda no auditório do Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon), localizado na Avenida Maringá, 2.400. Estarão presentes os médicos geriatras Gabriel Utzumi, Lindsey Nakakogue e Raquel Barcelos, que irão abordar a Doença de Alzheimer em um panorama geral, desde o diagnóstico, passando pelas fases de evolução da doença e suas consequências, até aos cuidados paliativos. A capacidade do local é de 110 pessoas.
Segundo a presidente do Instituto, Elaine Mateus, o objetivo das ações é sensibilizar a população sobre a importância de se conhecer melhor a doença e buscar o diagnóstico nos primeiros sintomas. “O Alzheimer não tem cura, mas o tratamento correto contribui para a qualidade de vida, não apenas do portador como também de seus familiares. Além disso, essas atividades respondem a uma demanda da Organização Mundial da Saúde (OMS), que categoriza a demência como uma prioridade de saúde pública, e por meio das campanhas de conscientização buscamos reduzir os estigmas que são gerados por mitos e desinformações a respeito da doença”, explicou.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a presidente do Instituto Não me Esqueças, Elaine Mateus – telefone disponível no N.Com, pelo 3372-4188.
Texto: Jenifer de Paula sob supervisão dos jornalistas do N.Com
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá