Notícias em Destaque
Ambientalista elogia debate sobre soluções para destinação de Resíduos Sólidos Urbanos
O ambientalista Leonardo Aguiar Morelli, da Agência Latino Americana para o Desenvolvimento Sustentável (ALADES), lidera uma comitiva que veio do Mato Grosso para a Audiência Pública “Alternativas tecnológicas para a destinação final dos Resíduos Sólidos Urbanos para municípios de médio porte e Regiões Metropolitanas”, que será realizada nesta quinta-feira (15), no Sebrae de Maringá. Junto com representantes de produtores orgânicos da agricultura familiar, comunidades indígenas e quilombolas, Morelli defende a tecnologia de conversão energética na destinação dos resíduos sólidos.
“A desinformação é um dos grandes problemas quando falamos sobre a recuperação energética dos resíduos sólidos. Conheço algumas experiências na Europa que só trazem benefícios à população e ao meio ambiente”, destacou Morelli, parabenizando a administração por estar disposta ao desafio. Ele afirma que em uma cidade do porte de Maringá a produção de resíduos não comporta a compostagem, pelo volume de material.
A compostagem em grandes volumes, diz Morelli, é inviabilizada pela falta de consumo na mesma escala. Junto com o ambientalistas estão em Maringá para a Audiência Pública o Cacique Venâncio Zezokemae, vice-presidente da Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar de Tangará da Serra e Região e lider da Etnia Haliti na Reserva Indígena do Rio Formoso no médio norte do estado do Mato Grosso, e os agricultores David Ferreira do Amorim, Jair Gomes e Amós de Oliveira. O grupo representa a Agência Brasil Sustentável na Audiência Pública.
A audiência não prevê e não será utilizada para apresentação, debate ou deliberação sobre o Plano Municipal de Saneamento, que está em consulta pública no site da Prefeitura – www.maringa.pr.gov.br. “Nosso objetivo é ampliar o debate qualificado sobre a realidade atual e perspectivas sustentáveis para a destinação de resíduos, um problema crescente, mas que felizmente é hoje objeto de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias”, explica o secretário de Saneamento e de Meio Ambiente, Leopoldo Fiewski.
A audiência terá caráter informativo, onde especialistas farão apresentações técnicas e responderão questionamentos da plateia. São convidados para as palestras as entidades:
Tribunal de Contas do Estado do Paraná – “Relato de estudos sobre o Panorama de Disposição Final de RSU no Paraná”;
Observatório Ambiental (UEM) – “Riscos Ambientais e Alternativas para Destinação Final de RSU”;
Abrelpe – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais – “Panorama dos RSU no Brasil e no Mundo”;
Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – “Experiências e Alternativas para Destinação de RSU”;
SEMA/PR – Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – “Panorama e Perspectiva de Gestão de RSU para o Estado do Paraná”.
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá