Notícias em Destaque
Ambientalistas e estudantes conhecem o programa de recuperação de nascentes
Autoridades, ambientalistas e estudantes que participam da Semana do Meio Ambiente conheceram no Dia Internacional do Meio Ambiente, nesta quarta-feira (5), os primeiros resultados do Programa de Identificação e Recuperação de Nascentes. O programa, inédito no município, foi lançado no dia 13 de março pelo prefeito Roberto Pupin no Parque do Ingá.
Na visita conduzida pelo vice-prefeito Cláudio Ferdinandi e pelo secretário do Meio Ambiente, Umberto Crispim de Araújo, foram apresentadas cinco nascentes recuperadas. Houve intervenção em todas elas, com desimpedimento (algumas havia sido soterradas) do fluxo de água e construção do contorno de proteção: “A vazão foi otimizada, as nascentes estão protegidas e a água pura é importantíssima para a flora e a fauna do nosso parque”, explica o secretário Crispim.
Segundo o vice-prefeito Ferdinandi, não só as nascentes do Parque do Ingá como dezenas de outras existentes no município são patrimônio que precisa e será preservado através do programa iniciado pela atual administração municipal. E há muito trabalho a fazer: já foram identificadas no município, 28 nascentes importantes para o meio ambiente principalmente em tempos de seca.
Exposição
Os visitantes estiveram também no Museu do Parque do Ingá, onde a bióloga Anna Christina Esper Faria Soares discorreu sobre a mostra preparada por estudantes de Biologia da Unicesumar e da UEM: animais vivos (cobra, lagarto), taxidermizados, espécies nativas e exóticas, rãs albinas, exemplares de flora, curiosidades como pegadas de diferentes animais e aves em gesso, o escorpião mais venenoso da América do Sul, quadros com mariposas e borboletas.
Também para despertar a consciência sobre a importância da preservação ambiental, na mostra que continua até o próximo domingo estão expostos móveis, enfeites, adornos e objetos úteis fabricados com material reciclado.
A programação da Semana do Meio Ambiente tem sequência nesta quinta-feira, no auditório da Câmara Municipal:
9h – Mesa redonda “Rio Ivaí, Desafios e ações em Defesa dos Rios do Paraná” com a participação de representantes dos poderes municipais, MP, membros da coordenação do Movimento Pró Ivai/Piquiri, do grupo gestor do Movimento Pró Rio Ivaí e ambientalistas convidados.
Também será redigida e aprovada a Carta de Maringá em Defesa dos Rios do Paraná e continua a projeção de filmes com temas ambientais para estudantes a partir de 13h30. Até dia 9, na Associação Comunitária do Jardim Alvorada, continua a exposição “Reciclar para Preservar”
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá