A Feira Mística em Maringá terá sua segunda edição realizada agora em maior espaço para comportar o crescimento do evento. Na primeira edição realizada em setembro desse ano o número de pessoas superou as expectativas fazendo com que a organização tivesse que buscar um local maior e mais estruturado. “Nós tivemos uma aceitação do público que foi sensacional, o dia 9 de setembro foi abençoado, um clima muito ‘bruxesco’. Todo mundo estava brincando que a gente havia planejado aquele tempo [nublado], foi realmente muito especial”, comenta a idealizadora e organizadora do evento, Karol Eufrásio.
Para May Benatti, uma das organizadoras, a Feira número 1, constatou de que existe a comunidade mística na cidade que estava escondida ou tímida. “Nós não esperávamos tantas pessoas, foi realmente uma linda surpresa”, enaltece. Outra alegria para os organizadores foi ver a satisfação dos expositores, que puderam, enfim, ter um espaço para mostrar seus trabalhos para as pessoas certas. “Foi muito gratificante observar a alegria dos nossos expositores por finalmente terem encontrado uma feira que levasse até eles o público que eles precisavam”, esclarece Eufrásio.
Segunda Edição
Na segunda edição que vai ser realizada neste sábado, 11 de novembro, a partir das 13 horas no Espaço Viver o intuito é manter a feira aberta e gratuita para que o público aumente ainda mais, já que o espaço e o número de expositores, foi expandido. O aprendizado e o conhecimento é fator chave na Feira Mística e com a realização do evento em Maringá as pessoas que estavam procurando sobre o tema, puderam enfim se reunir e saber os reais significados das várias vertentes que são expostas.
May Benatti explica que com o crescimento do evento, os desafios seguem ainda maiores e com isso a organização financeira tem que ser feita de forma cautelosa. “Nosso evento acontece de forma autônoma e sem apoio de nenhuma entidade ou patrocínio. Custeamos o evento com uma taxa que cobramos dos expositores e só. Para as próximas, tentaremos marcas que desejem nos patrocinar”. Mesmo já tendo passado pela primeira edição, a organizadora comenta que a ansiedade permanece. “É claro, com a mudança no espaço, novos expositores e outras mudanças, vem o frio na barriga”.
Na visão de Karol Eufrásio a segunda edição foi mais fácil para organizar. “Como eu sou organizadora do evento e também curadora, então eu sou responsável por saber quais expositores tem a cara da Feira Mística, quais são os palestrantes, entrar em contato com essas pessoas. A primeira Feira Mística era uma ideia, ela não havia sido concretizada e agora sabemos como foi, temos o retorno das pessoas, então se torna mais fácil vender o evento de sucesso”.
A Feira Mística de Maringá se expande também na região, pois muitos expositores são de outras cidades, como de Londrina e até de outras localidades do estado, citando Curitiba. Uma grande novidade para essa edição vai ser a música ao vivo e temática com a Banda ‘Lugaserfelck’.
Confira na arte abaixo a programação de palestras e workshops: