O coronavírus parou o mundo, mas o setor produtivo não sabe ficar quieto muito tempo e logo achou jeito de voltar à atividade, de modo diferente, é claro, às vezes com capacidade reduzida, mas voltou. E teve setor, como o Agro, por exemplo, que não parou porque não sabe parar. Porque pode parar.
No Paraná, Comércio, Indústria e Agro não deixam a economia cair principalmente pela garra de quem produz e também pela força, estratégia e organização de entidades, cooperativas, logística e estrutura estatal, especialmente estrutura e logística para levar a produção paranaense para países do mundo inteiro e trazer divisas que manterão nossa economia sempre em alta.
Já são quase dois anos de pandemia e muitos setores ainda não restabeleceram sua plenitude, mas de uma coisa podemos ter certeza: se algum lugar deste planeta consegue produzir durante a pandemia quase que como se não houvesse nada de errado, esse lugar é o Paraná.
O Estado que produz na pandemia quase que na sua plenitude, está preparado e tem potencial para assumir uma posição de destaque ainda maior quando o vírus for apenas uma lembrança que guardaremos, com humildade e respeito, como um período em que sofremos, choramos, perdemos, mas também aprendemos.
Angela Almeida Nakano
Diretora Comercial