Notícias em Destaque
Apresentação de projetos e pesquisas encerram as atividades da Semana de Meio Ambiente
Pesquisadores, professores e alunos do Cesumar e UEM acompanharam no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, o lançamento do projeto Corredores de Biodiversidade, encerrando as atividades da Semana de Meio Ambiente. O evento contou também com a palestra do professor doutor João Batista Campos, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que discutiu os corredores em área urbana. O projeto é uma das ações do Plano Mata Atlântica, coordenado pela bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Anna Cristina Faria Soares
Anna Cristina lembrou que Maringá será a primeira cidade do Paraná a ter o programa dos Corredores da Biodiversidade em área urbana, fazendo o município despontar como uma cidade verde. “É uma alegria fazer parte da administração municipal que percebe a importância da manutenção de recursos naturais. Agradeço o prefeito Roberto Pupin e a equipe da Secretaria de Meio Ambiente que incansavelmente trabalharam para viabilizar os corredores em nossa cidade”, destacou.
O professor João Batista Campos parabenizou a administração municipal pelo programa e destacou a importância dos corredores. “É uma satisfação ser maringaense, principalmente quando observamos ações que visam a sustentabilidade desse maravilhoso município. Gostaria de parabenizar a administração pela brilhante ideia de compor o programa, buscando nos conceitos da biologia ações em prol da biodiversidade”, afirmou.
Campos ainda lembrou que o Brasil é um dos países mais ricos em biodiversidade e recursos hídricos do planeta, e destacou que os programas dos corredores podem servir de referência para a conservação e desenvolvimento sustentável. “O desafio para a construção de cidades sustentáveis passa por estratégias como a de Maringá, na criação dos corredores de biodiversidade, um importante elo para as conhecidas unidades de conservação”, explicou.
O plantio que vai marcar o início do programa municipal Corredores da Biodiversidade está marcado para o dia 15 de junho, às 15 horas, na confluência dos Córregos Moscado e Cleópatra – Rua Manoel Lopes – Conjunto Santa Felicidade.
Educação Ambiental
A Semana do Meio Ambiente, iniciada no dia 28 de maio, reuniu alunos da rede municipal e estadual, estudantes universitários, especialistas de renomadas universidades brasileiras, com palestras, atividades de educação ambiental, feira de reciclagem, além de lançamento da campanha da destinação correta de resíduos eletrônicos.
O secretário de Meio Ambiente, José Miguel Grillo, lembrou que a Semana de Meio Ambiente envolveu a população em seus vários segmentos, trabalhando principalmente com atividades de educação ambiental e discutindo os principais temas da atualidade. “Estamos contentes com a grande participação dos maringaenses na semana. Esperamos que as ações iniciadas continuem e contribuam para a garantia da qualidade de vida da população, ajudando a manter o nosso município como um lugar que é lembrado principalmente pelo seu verde”, destacou.
Maringá: Construindo uma Cidade Sustentável – tema da Semana do Meio Ambiente deste ano, foi uma realização da Prefeitura de Maringá, através das secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação, e contou com o apoio da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Maringá, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, OAB Maringá, Cesumar, e patrocínio Purific.
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá