No último domingo, 27 de novembro, o time da APVE Londrina Basketball se sagrou campeão dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs) em Apucarana. Invicta durante toda a competição, a equipe enfrentou Maringá pelo título, conseguindo uma vitória pelo placar de 77 a 59 para levar a taça para casa. Já a equipe feminina de basquete da APVE chegou na semifinal dos JAPs e encerrou a participação na quarta colocação geral.
Nos jogos anteriores, a equipe londrinense masculina, antes de faturar o título, enfrentou e venceu os times de Cornélio Procópio, por 108 a 51; de Toledo, por 89 a 70; e Paranaguá, por 98 a 73, na semifinal disputada no último sábado (26).
A APVE Londrina Basketball já coleciona três títulos dos JAPs, sendo o primeiro de 2017, o segundo em 2019 e agora em 2022. Na edição de 2021, que foi realizada com restrições e apenas até a fase das regionais por conta da pandemia, o time masculino não competiu. Neste ano, retornando aos jogos com presença irrestrita de público, os meninos do basquete conquistaram seu terceiro título representando o município de Londrina nos JAPs.
O técnico Arody Neto estreou no comando do time principal nessa temporada, iniciando no segundo semestre de 2022. Ele comemorou as vitórias e a evolução da equipe, com bom desempenho nas diversas competições que disputaram. “Troféus e medalhas mostram que a trajetória foi percorrida da melhor maneira possível. A temporada encerra mais vitoriosa do que esperávamos no início. Tivemos marcas importantes em 2022, como o vice-campeonato no Paranaense, representamos Londrina com excelência e fomos campeões do basquete masculino nos Jogos Abertos do Paraná. Essa temporada também marcou a volta do público ao ginásio e, nos nossos jogos como mandante, colocamos centenas de pessoas por partida no Ginásio do Jardim Bandeirantes” declarou.
Neto deseja que o próximo seja ainda melhor, com mais conquistas e disputas para mostrar a capacidade da APVE Londrina Basketball. O treinador agradeceu a todos que apoiam e patrocinam o time, que conta com incentivo da Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).
“Essa é uma boa oportunidade para agradecer a todos que nos apoiaram e também para reafirmar e mostrar ao poder público e à iniciativa privada que produzimos basquete e entretenimento com excelência. Que no ano que vem possamos ter ainda mais apoio para buscar voos mais altos”, espera o treinador.
O diretor da FEL, Marcelo Oguido, parabenizou a APVE pela vitória, ressaltando que aprecia todo o esforço e treinamento dos atletas, junto com a comissão técnica, para chegar até aqui. “O Basquete de Londrina fez um trabalho excelente esse ano, com um bom desempenho no Campeonato Paranaense e agora novamente nos Jogos Abertos. O esporte na cidade vem se desenvolvendo há anos, desde a base até o adulto, assim crescendo com seus atletas e obtendo grandes resultados, junto com a nova reformulação da comissão técnica que só adiciona a esse processo. A soma de tudo isso é uma modalidade espelho e exemplo para outras nesse mesmo estilo”, elogiou.
Texto: Sofia Loredo, sob orientação dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá