Notícias em Destaque
Atos em defesa do Ribeirão Paiçandu marcam penúltimo dia da Semana da Primavera
A Secretaria de Meio Ambiente apresentou nesta sexta-feira (25) o Comitê Intermunicipal Ribeirão Paiçandu Sustentável (CIRPS) e realizou o lançamento do marco de preservação do ribeirão, encerrando o penúltimo dia da Semana da Primavera.
As ações que também foram marcadas com o plantio de mudas nativas e frutíferas em fundo de vale do ribeirão Paiçandu, contaram com a participação dos Desbravadores do Instituto Adventista Paranaense (IAP), de alunos do Colégio Tancredo Neves, além dos servidores municipais de Maringá, Paiçandu, Ivatuba e Doutor Camargo.
Prestigiaram também o evento o vice-prefeito, Claudio Ferdinandi; o secretário de Meio Ambiente, Umberto Crispim; o prefeito de Paiçandu, Tarcísio Marques dos Reis; além de representantes de Ivatuba e Doutor Camargo.
O secretário de Meio Ambiente, Umberto Crispim, destacou que é fundamental que o Ribeirão Paiçandu seja preservado pois é afluente do Rio Ivaí. Futuramente o Rio Ivaí poderá ser fonte de aguá potável para o nosso município. Maringá lidera esse comitê que terá a participação ativa dos municípios por onde passam as águas do Ribeirão Paiçandu.
O prefeito de Paiçandu, Tarcísio Marques dos Reis, ressaltou a importância dos atos em defesa do Ribeirão Paiçandu. Esse ato ficará marcado na história. Na infância brinquei e pesquei muito nesse ribeirão que terá agora a integração de municípios para sua preservação.
O vice-prefeito, Claudio Ferdinandi, lembrou que o lançamento do marco de preservação deve ser comemorado. Quando a nascente do Rio São Francisco secou, cravou-se uma cruz no local. Diferente disso, hoje celebramos a vida e a proteção da nascente do Ribeirão Paiçandu com o plantio de árvores.
Ribeirão
Afluente do Rio Ivaí, o Ribeirão Paiçandu nasce em Maringá e serve como limite territorial entre Maringá e Paiçandu e entre Ivatuba e Doutor Camargo. Dos seus 45 quilômetros de extensão, aproximadamente, 15 quilômetros dividem Maringá e Paiçandu e 30 quilômetros Doutor Camargo e Ivatuba.
As margens do ribeirão são ocupadas por algumas indústrias, loteamentos e propriedades rurais, porém as áreas agricultáveis representam a grande maioria da extensão às margens do corpo hídrico, fato que requer atenção para evitar problemas como contaminação, assoreamento e diminuição da vazão.
Diante de tal complexidade, o Comitê Intermunicipal Ribeirão Paiçandu Sustentável foi criado com o intuito de realizar ações que objetivam a conservação do Ribeirão e conta com a participação de instituições para auxiliar com ações que viabilizem a almejada conservação do ribeirão como Emater, Sanepar, Copel, Adapar e as empresas júniores AgroJr e Bioesa da UEM e Unicesumar, respectivamente.
Semana
Iniciada oficialmente na segunda-feira (21) e organizada pela Secretaria de Meio Ambiente, a Semana da Primavera contou com atividades de educação ambiental e envolveu escolas, prefeituras da região com o plantio de mudas, soltura de peixes, palestras entre outras ações. Neste sábado (26), ainda haverá distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas, com a participação dos grupos de escoteiros de Maringá, às 14 horas, no Parque do Ingá.
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá