Com lançamento marcado para dia 22 de fevereiro, Alvorada é o novo disco da banda instrumental hoovaranas, projeto nascido em Ponta Grossa, interior do Paraná, e que vem conquistando cada vez mais espaço na cena independente brasileira com suas canções que mesclam Math Rock, Jazz, Rock Progressivo, Shoegaze e psicodelia.
O trio formado por Rehael Martins, Eric Santana e Jorge Bahls iniciou os trabalhos no começo de 2018, quando tinham respectivamente 15, 16 e 18 anos. No mesmo ano gravaram o disco Poluição Sonora, totalmente ao vivo dentro do galpão de uma fazenda, e com todo processo registrado no documentário “Depois da Tempestade”. Após mais de 50 apresentações por festivais e casas de shows em todo o país e um EP visual lançado no auge da pandemia, a banda impacta com seu mais novo e poderoso disco: Alvorada.
“Esse disco vem com uma pegada totalmente diferente do primeiro. Trouxemos um som muito mais trabalhado e sóbrio. A vibe do álbum é um lance da juventude, da superação, da coragem de abrir os olhos pra seguir em frente. Nosso objetivo é trazer luz às pessoas, por isso o nome Alvorada”, compartilha Eric Santana, baterista da banda.
São 10 faixas recheadas de elementos que naturalmente despertam a curiosidade sobre quem são e como os hoovaranas pensam música, tão logo se torna audível a conexão e sinestesia entre os integrantes, que surpreendem pela técnica e também pela emoção com que se expressam, individual e coletivamente. Sem nenhuma palavra pronunciada durante os 43 minutos, seus instrumentais tem o poder de falar sobre esperança, potência e a energia necessária para enfrentar o caos diário brasileiro, tudo com muito estilo e vivacidade:
“Toda a ideia de liberdade, força e psicodelia está nas músicas de alguma forma, mesmo que elas sejam instrumentais, cada detalhe foi pensado para passar algum sentimento”, revela Rehael, guitarrista do registro.
Apesar de jovens, a experiência conquistada pelo trio transparece na imprevisível Coragem, single do disco lançada pelo trio no dia 2 de fevereiro e que também conta com um videoclipe, mostrando o potencial que se concretiza: hoovaranas se construiu, se reinventou e agora alcança seu ápice. Entre picos de doçura, calmaria e explosões desmedidas, coloridas com reverbs, delays e ecos calculados que soam orgânicos, as harmonias construídas com cuidado foram criadas para hipnotizar e imergir o ouvinte em cenários que se transmutam através de cores e formas; a dimensão hoovaraniana particular, uma pintura feita com luzes negras e muito neon, enquanto um novo dia se prepara para nascer.
OUÇA ALVORADA EM SUA PLATAFORMA FAVORITA
VEJA O CLIPE DE CORAGEM
Alvorada – hoovaranas
Guitarra: Rehael Martins
Bateria: Eric Santana
Baixo: Jorge Bahls