Notícias em Destaque
Bem-Estar Animal promove mais de 5 mil castrações
A Diretoria de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) promoveu no último ano 5,5 mil castrações de cães e gatos. Até o final de 2018 serão totalizadas mais de 11 mil. Em 2016, foram registrados apenas 258 procedimentos, período que a castração era destinada apenas a fêmeas.
A castração prioriza animais ruas, incluindo aqueles recolhidos por associações e protetores independentes. Os procedimentos são realizados com recursos municipais e por oito clínicas cadastradas.
Segundo dados da Diretoria de Proteção e Bem-Estar Animal, em apenas 10 anos, um casal de cães e gatos pode gerar mais de 80 mil descendentes, com duas crias (de dois a oito filhotes) por ano. A castração segundo a diretoria ainda é associada à mutilação gratuita e crueldade, mas comprovações científicas desmentem o preconceito e mostram que a esterilização previne vários problemas de saúde dos animais domésticos.
Nas fêmeas a castração diminui os riscos de doenças uterinas, antes do primeiro cio praticamente exclui o risco de câncer de mama e impede a piometria (infecção do útero) que atinge em média 60% das cadelas. Entre os benefícios para os machos estão a prevenção do aumento da próstata de forma diferenciada, a ocorrência de tumores nos testículos e redução em cerca de 90 % de problemas de trato urinário.
O diretor de Proteção e Bem-Estar Animal, Marco Antonio Azevedo, ressalta a importância da posse responsável. As castrações não são suficientes para o controle populacional desses animais. A comunidade deve colaborar e se conscientizar de não abandonar os animais, destaca.
O aumento exponencial das castrações integra política de governo da administração de atenção à causa animal que criou diretoria específica, contratou veterinários, fiscais e irá adquirir novos veículos para resgate. Em parceria com ongs, protetores independentes e a iniciativa privada, a Diretoria de Bem-Estar Animal também promove feiras de adoção. Em 10 edições, 217 filhotes de cães e gatos receberam um novo lar.
Saiba mais
Diretoria de Bem-Estar Animal
Avenida Laguna, 668. Telefone: 3901-1885
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá