A seleção brasileira masculina de vôlei derrotou a República Islâmica do Irã por 3 a 0 (25-19, 25-20 e 25-23) na penúltima rodada do Pré-Olímpico de Vôlei Masculino 2023 neste sábado, 7 de outubro, no Rio de Janeiro.
O Brasil vai a 13 pontos no Grupo A e luta neste domingo pela vaga em Paris 2024 em partida contra a Itália, às 10h, no Maracanãzinho, sete anos após as duas equipes disputarem a decisão da Rio 2016, em que o Brasil triunfou por 3 a 0.
Itália e Cuba também fazem um confronto decisivo neste sábado, às 13h30. Os europeus têm 12 pontos, três a mais que os caribenhos. Já a Alemanha pode assegurar sua cota na partida contra o Catar às 20h30.
Com quatro derrotas em cinco jogos e um pedido de demissão do treinador Behrouz Ataei no meio do torneio, a seleção iraniana não foi páreo para o Brasil, que teve um dia mais efetivo para todos os atacantes, e Darlan novamente liderando as estatísticas.
O Pré-Olímpico é disputado em formato de pontos corridos, com sete rodadas em nove dias. As duas equipes com melhor classificação ao final, no domingo (8), asseguram vagas em Paris 2024. Ainda restarão outras cinco cotas que serão distribuídas pelo ranking mundial após a VNL 2024, com prioridade para os continentes ainda não representados.
Além da chave disputada no Maracanãzinho, há outros dois torneios acontecendo simultaneamente: o Grupo B em Tóquio (Japão) e o Grupo C em Xi’an (República Popular da China).Em Tóquio, tudo definido: EUA e Japão obtiveram cotas nos Jogos Olímpicos, com os anfitriões superando a Eslovênia na média de sets. Já em Xi’an, a Polônia assegurou uma das vagas.