IMPRESSO
Maringá
  • HomeM
  • Maringá
  • Notícias Região
    • Floresta
    • Itambé
    • Mandaguaçu
    • Mandaguari
    • Marialva
    • Paiçandu
    • Santa Fé
    • Sarandi
    • Umuarama
  • Esportes
    • No Pé Delas
    • Na Área do Esporte
    • Na Raiz Do Esporte
  • Colunas
  • Saúde
  • Obituário
  • Publicações Legais
Maringá
No Result
View All Result

Brasil lança novo plano de marketing internacional durante abertura do Visit Brasil Summit no Rio — Agência Gov

Por Erick Matias
19 de maio de 2025

O documento é a primeira entrega das 20 medidas estratégicas previstas no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, que tem entra as suas metas ampliar, até 2028, a presença dos destinos brasileiros no mundo

O ministro do Turismo, Celso Sabino, participou nesta segunda-feira (19) da abertura da primeira edição do Visit Brasil Summit, evento promovido pela Embratur em parceria com o Sebrae, realizado no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ). O evento também foi palco para o lançado o Plano Internacional de Marketing do Turismo do Brasil, chamado “Plano Brasis”, o primeiro das 20 ações setoriais previstas no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027. O objetivo do Governo Federal é tornar o Brasil líder na recepção de visitantes na América do Sul.

Elaborado a partir de uma ampla consulta pública e com a participação da Câmara Temática de Promoção e Apoio à Comercialização no Turismo, do Conselho Nacional de Turismo (CNT), o novo Plano de Marketing Turístico Internacional reposiciona e fortalece a identidade do Brasil no cenário global. A meta é ampliar, até 2028, a imagem do país no exterior, destacando sua diversidade e pluralidade. O documento sucede o Plano Aquarela, lançado há cerca de 20 anos junto com a criação da Marca Brasil.

A publicação do Plano Brasis foi oficializada por Portaria assinada pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, que comemorou a entrega. “Estamos colocando o Brasil novamente no mapa dos grandes destinos globais. Esse novo plano é uma ferramenta moderna, estratégica e construída de forma colaborativa para projetar a imagem do país com mais força, identidade e competitividade”, afirmou.

Entre os principais objetivos do plano estão: fortalecer a imagem turística do Brasil no exterior, aumentar o número de visitantes internacionais, elevar a receita com o turismo receptivo, promover uma distribuição equilibrada e sustentável do fluxo turístico pelo território nacional e aprimorar a gestão dos atores estratégicos do setor.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o Visit Brasil Summit marca um novo momento na promoção turística do país. “Nós conseguimos colocar o Brasil numa condição de competitividade no turismo internacional. Também estamos fortalecendo nossa conectividade. É hora de assumir a vanguarda. Projetar o futuro sobre temas que ditarão o fluxo de viajantes pelo mundo nas próximas décadas. Esse é o desafio posto para o Visit Brasil Summit”, afirmou.

“O Brasil é gigante, e é um orgulho estar aqui representando os micro e pequenos empresários, que são 97% da força de trabalho desse país que protagonizam essa rica economia brasileira e o turismo faz parte dessa cadeia produtiva”, lembrou o presidente do Sebrae Nacional, Delcio Lima.

MERCADOS ESTRATÉGICOS – O Plano Brasis detalha a classificação dos mercados estratégicos e as diretrizes de marketing a serem seguidas nos próximos anos. Tais ações foram segmentadas em quatro categorias:

  • Mercados Consolidados, com foco em manter e diversificar a atuação em países como Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai;
  • Mercados Essenciais, onde se busca expandir e diversificar a presença em países como Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França, Portugal e Reino Unido;
  • Mercados de Crescimento, que demandam esforços para aumentar a presença e reforçar a notoriedade em países como Canadá, Colômbia, Itália, México, Países Baixos, Peru e Suíça;
  • Mercados de Oportunidade, que exigem maior esforço e investimento para diversificar a demanda e promover o Brasil em países como África do Sul, Austrália, Bélgica, Bolívia, China e Japão.

RIO DE JANEIRO – Símbolo do Brasil no exterior, o Rio de Janeiro foi o local escolhido para sediar o Visit Brasil Summit. A capital fluminense recebeu mais de 900 mil turistas internacionais entre janeiro e abril deste ano, sendo uma das principais portas de entrada do país para visitantes estrangeiros.

SOBRE O EVENTO – Com o tema “Futuro do Turismo, Turismo do Futuro”, o Visit Brasil Summit tem a proposta de se consolidar como um ponto de encontro estratégico para especialistas, líderes e profissionais do setor turístico. O evento promove debates e a cocriação de estratégias para fortalecer o Brasil como um destino competitivo e atrativo para diferentes perfis de turistas internacionais.

Realizado em um formato híbrido, o Visit Brasil Summit, além da participação presencial dos representantes do setor, oferece acesso online gratuito para profissionais do turismo, gestores públicos e privados, empreendedores, estudantes e demais interessados nas discussões e propostas que estão sendo pensadas e impactarão os mais de 50 seguimentos que compõem o setor.

Por Fábio Marques

Fonte: Agência Gov

Tags: "Visit"aberturaAgênciaBrasilduranteGovInternacionallançamarketingnovoplanoRioSummit

IMPRESSO

Outros Posts

Plataforma online permite que mulheres solicitem medidas protetivas sem ir na Delegacia
Maringá

Plataforma online do Ampara permite que mulheres solicitem medidas protetivas sem ir na Delegacia

19 de setembro de 2025
Polícia Científica do Paraná faz a convocação de peritos e técnicos em perícia
Paraná

Governo faz a maior nomeação da história da Polícia Científica e dobra efetivo

19 de setembro de 2025
Icaraíma encontrados corpos dos quatro homens desaparecidos
Policial

Encontrados corpos dos quatro homens que estavam desaparecidos em Icaraíma

19 de setembro de 2025
Centro de Maringá (Crédito: Arquivo/Cristiano Martinez)
Economia

Maringá registra ‘boa situação fiscal’ em 2024, aponta Índice Firjan

19 de setembro de 2025
Últimas Notícias

BRICS: Brasil anuncia ingreso de Indonesia como miembro permanente

18 de setembro de 2025
Últimas Notícias

Mayra Aguiar anuncia aposentadoria: “fui até onde meu corpo permitiu”

18 de setembro de 2025
  • Impresso
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Publicações Legais
  • Quem Somos

Editora Dia a Dia – O Maringá

CNPJ: 31.722.654/0001-52
ENDEREÇO: Estácio de Sá, 1251,
Zona 2 CEP: 87005-120
(44) 3305-5461

© 2025 O Maringá - O Jornal a serviço de Maringá e região.

No Result
View All Result
  • Home
  • Maringá
  • Região em Destaque
    • Floresta
    • Itambé
    • Mandaguaçu
    • Mandaguari
    • Marialva
    • Paiçandu
    • Santa Fé
    • Sarandi
    • Umuarama
  • Policial
  • Economia
  • Esportes
    • Na Área do Esporte
    • Na Raiz do Esporte
  • Geral
  • Colunas
  • Saúde
  • Obituário
  • Jornal Impresso
  • Outros
    • Publicações Legais
    • Fale Conosco
    • Quem Somos

© 2024 O Maringá - Todos Os Direitos Reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.