Campanhas de doações ao Rio Grande do Sul são estendidas em todo o Paraná; Leia balanço

Arrecadações de doações foram prorrogadas até dia 22 de maio - Foto: Rafael Macri

As doações de donativos para as pessoas que estão sofrendo com as enchentes no Rio Grande do Sul estão a todo vapor em diversas regiões do país. O povo está contribuindo de todas as formas e ajudando quem mais precisa na maior tragédia da história no estado gaúcho.

No Paraná as arrecadações foram estendidas até o dia 22 de maio, em meio a muitas regiões ainda sofrendo as consequências da chuva em excesso e milhares de pessoas desabrigadas precisando de alimentos, água, itens de higiene, entre outros.

Maringá

Em Maringá com o apoio do Provopar, as doações de roupas e calçados podem ser realizadas de segunda à sexta-feira das 8h às 18h na garagem do Paço Municipal (acesso pela Avenida Duque de Caxias).

Para facilitar a logística de envio dos itens ao Rio Grande do Sul, o Provopar orienta que as pessoas a identificar todas as sacolas e amarrar os sapatos para facilitar o trabalho dos voluntários. O município reforça que na segunda-feira, 13, feriado do aniversário de Maringá, não haverá recebimento de doações no Paço Municipal.

Já no 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Maringá o recebimento de doações voltará na segunda-feira, 13, já que a interrupção é necessária para realizar o carregamento dos itens que estão no quartel e envio ao Rio Grande do Sul.

No Corpo de Bombeiros, podem ser doados colchões, cobertores, roupas de cama e banho, alimentos não perecíveis, água mineral, itens de higiene e limpeza e ração podem. As doações devem ser entregues no Quartel Central do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros, na Rua Benjamin Constant, das 8h às 20h, durante todos os dias da semana.

Sarandi

Em Sarandi, diversas secretarias estão dando o suporte para arrecadar as doações para as vítimas dos alagamentos no Rio Grande do Sul. A sede da Secretaria de Transporte, Trânsito e Segurança (Semutrans) é ponto principal de recebimento.

Água, produtos de limpeza e higiene, roupas, calçados e alimentos não perecíveis estão entre os itens que podem ser doados. Grande quantidade de material já foi encaminhado para o quartel o Corpo de Bombeiros, em Maringá, onde está centralizado recebimento.

A Prefeitura de Sarandi informa que continua recebendo doações na sede da Semutrans (av. Ademar Bornia, 1051).

Paraná

Em números atualizados o Paraná já enviou cerca de 1 mil toneladas de alimentos e mantimentos ao Rio Grande do Sul, além de cinco caminhões-pipa da Sanepar para ajudar as vítimas das chuvas que estão sem acesso à água potável.

O Paraná tem prestado apoio às cidades gaúchas com forças de segurança e equipamentos de resgate. 32 policiais militares, oito viaturas, helicóptero e embarcação foram encaminhados para auxiliar as forças de segurança do Rio Grande do Sul, evitando roubos e saques. A Polícia Científica também enviou profissionais e equipamentos.

Pelo Corpo de Bombeiros, uma nova equipe foi enviada na quarta-feira (8), com 37 bombeiros militares em substituição à equipe paranaense que já atuava na região desde o dia 1º de maio.

No boletim divulgado na manhã desta quinta-feira (9), o governo do Rio Grande do Sul confirmou que 107 pessoas morreram vítimas dos temporais, 136 estão desaparecidas e 374 ficaram feridas. 67,5 mil pessoas estão em abrigos e 164,5 mil estão desalojadas, nas casas de familiares ou amigos.

Ajude também pelo ′SOS Rio Grande do Sul′, por meio de transferência via Pix.

A chave para doação é o CNPJ: 92.958.800/0001-38, do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul).

Sair da versão mobile