A etapa Paraná do Campeonato Brasileiro de Karatê 2022, que será realizada em Londrina, tem início nesta quarta-feira (17) e vai até sábado (20). Cerca de 900 atletas, de 15 estados brasileiros, participam desta que é a quinta etapa. No mesmo evento, ocorre o Campeonato Brasileiro Interclubes de Karatê, junto à competição entre as federações – que são uma por estado. Todo o Campeonato pode ser assistido pelo público em geral, no Ginásio do Colégio Marista, localizado na avenida Maringá, 78, no Jardim dos Bancários. A entrada é franca.
Vão competir 19 atletas de Londrina, que são todos patrocinados pelo Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), por meio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), e são vinculados à Federação Paranaense de Karatê. A Prefeitura de Londrina, junto à FEL, apoia o evento, que é realizado pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK).
O atleta londrinense Arthur Menezes, que compete na categoria Sênior, para nascidos até 2004, comentou que é uma grande oportunidade poder competir em casa. “A expectativa é muito boa, ainda mais por ser aqui em Londrina, é muito importante para todos nós e para o sensei Oguido”, afirmou.
Menezes contou que a equipe de Londrina já está se preparando desde o começo do ano para o campeonato. “É uma etapa classificatória, então as expectativas estão muito altas. A preparação tem sido longa, e esperamos que seja muito legal poder lutar em casa”, completou.
Participam da competição atletas nas categorias Sub-8, Sub-10, Sub-12, Sub-14, Cadete, Junior, Sub-21 e Sênior. De acordo com o presidente da CBK, Sebastião Hermes Queiroz, que está em Londrina para ajudar a organizar e homologar o evento, o Campeonato é dividido em seis etapas classificatórias. “Alguns dos atletas que estarão aqui em Londrina já participaram de outras etapas”, explicou.
Os quatro primeiros classificados em cada etapa (primeiro, segundo e dois atletas no terceiro lugar) deverão participar da fase Final do Campeonato. “Após a do Paraná, teremos a sexta etapa em Sergipe e, em novembro, será a final, em São Paulo”, disse. Todos os atletas são filiados a um dos 162 clubes inscritos, que são ligados às respectivas federações de seus estados. Queiroz ainda contou que o evento todo será transmitido pelo canal do YouTube da CBK (https://www.youtube.com/c/CBKPLAY/featured ).
A programação completa do Campeonato pode ser acessada aqui (https://www.karatedobrasil.com/_files/ugd/03d59d_f143d73e9099463b88e14fa57b294278.pdf ). Segundo o presidente da Confederação, as competições em si começam na quinta-feira (18). “Amanhã será mais para credenciamento e pesagens dos atletas. A organização, junto ao nosso anfitrião Marcelo Oguido, está indo muito bem”, contou Queiroz.
De acordo com o técnico da equipe de karatê e presidente da FEL, Marcelo Oguido, é muito importante para Londrina receber esse evento de importância nacional. “Isso fomenta o esporte, incentiva os atletas que já temos e nos ajuda a buscar também atletas para a Seleção Brasileira de Karatê”, avaliou.
Oguido destacou, também, que a vinda do evento para a cidade contribui para a movimentação da economia, por conta das hospedagens dos atletas, alimentação e deslocamentos. “Além disso, a entrada é gratuita e aberta a todos, justamente para incentivar o interesse pelo esporte”, afirmou.
As etapas anteriores do Campeonato foram no Ceará, no Pará, no Mato Grosso e em Minas Gerais.
Texto: Débora Mantovani, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá