Capacitação de Mais de 20 Mil Profissionais para Cuidados no Desenvolvimento Infantil Avança no Brasil

De Agência Gov

Capacitação de Mais de 20 Mil Profissionais para Cuidados no Desenvolvimento Infantil Avança no Brasil

No dia 6 de novembro, o Ministério da Saúde lançou a versão online do curso “Cuidados para o Desenvolvimento da Criança na Atenção Primária à Saúde (APS)”, com a meta de capacitar mais de 20 mil profissionais entre 2024 e 2025. A formação promove o cuidado responsivo, reforçando a importância dos vínculos saudáveis entre cuidadores e crianças, com foco no desenvolvimento motor, cognitivo, social e emocional.

Com inscrições já abertas, a capacitação segue as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o curso busca fortalecer laços familiares e incentivar um ambiente saudável para o crescimento infantil, abordando temas como o uso consciente de telas e práticas alternativas às punições.

O lançamento ocorreu durante o II Encontro Nacional com Áreas Técnicas de Saúde da Criança, do Adolescente e de Aleitamento Materno (II Enatcaam), onde representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal discutiram estratégias para a gestão da saúde em nível nacional.

O secretário de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço, ressaltou a criação de um comitê intersetorial de primeira infância, que inclui ministérios e sociedade civil na formulação de políticas públicas: “A Saúde tem um papel essencial e cabe a nós monitorar e avaliar as ações de atenção à primeira infância realizadas pelas equipes de Saúde da Família”.

No encontro, também foram apresentados novos programas, como a Rede Alyne, lançada em setembro, e o Programa Nacional de Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação, criado em outubro. Segundo Sonia Venancio, coordenadora-geral de Atenção à Saúde das Crianças e Jovens, iniciativas de capacitação com universidades, como o curso de estimulação precoce, têm impacto direto na redução da mortalidade infantil e no apoio ao desenvolvimento infantil: “Esse encontro fortalece nossa articulação com estados e municípios, proporcionando estratégias de qualificação especialmente para a atenção primária”.

Para Gisleine Silva, coordenadora de Ciclos de Vida da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, o evento reforça o diálogo entre instituições de cuidado infantil, essencial neste momento de calamidade pública no estado.

Seminário Infância Antirracista

Encerrando a semana de atividades voltadas ao cuidado infantil, foi realizada a oficina da Estratégia Primeira Infância Antirracista, em parceria com o Unicef e com apoio do Ministério da Igualdade Racial. A iniciativa promoveu uma reflexão sobre os impactos do racismo no desenvolvimento infantil, preparando profissionais para enfrentar questões de racismo estrutural na primeira infância.

Sair da versão mobile