Todas as probabilidades que poderiam, nesta última rodada do Campeonato Brasileiro, evitar que o Athletico Paranaense caísse para a Segunda Divisão não se cumpriram e o campeão paranaense naufragou, sendo rebaixado no ano de seu Centenário, contradizendo todas as previsões e promessas da diretoria no início deste ano.
Depois de perder por 2 a 1 para o Red Bull Bragantino quinta-feira, 5, em plena Ligga Arena, o Athletico foi a Belo Horizonte neste domingo para a última rodada contra o Atlético Mineiro precisando vencer para não ser rebaixado. Mas, até essa probabilidade deu errada, o Atlético de lá venceu e empurrou o de cá para a Segundona.
O Galo venceu o Furacão por 1 a 0, gol de Rubens no segundo tempo, afastou o risco de queda e garantiu vaga na Sul-Americana de 2025, na rodada final do Brasileirão.
O Athletico-PR teve um capítulo final trágico no já conturbado e dramático ano do centenário do clube. Apesar de ter conquistado o Campeonato Paranaense, o Furacão amargou eliminações na Copa do Brasil e na Sul-Americana e viu o sonho do G6 no Brasileirão, objetivo traçado no início, se transformar em rebaixamento. Com os resultados da rodada, o time entrou no Z-4 por volta dos 14 minutos do primeiro tempo e não sai mais de lá. Volta à Série B depois de 12 anos.
Autuori diz que faltou competência
Ainda na Arena MRV, onde aconteceu o jogo em que um Atlético evoluiu na tabela e outro foi rebaixado, o técnico Paulo Autuori deu entrevista à imprensa.
“Já participei de campanhas vitoriosas e este é um momento extremamente difícil. Como treinador que fui a vida inteira, estou acostumado aos vários momentos. Como nesse momento é normal personificar um culpado, sou eu aqui. Pode colocar tudo em cima de mim. Este é um momento extremamente difícil para todos nós, mas tudo tem uma causa. É isso que precisamos entender”, disse.
“As coisas não acontecem no final. Tivemos como equipe muitas oportunidades de ficar em uma situação tranquila. Não fomos competentes para isso. Momentos em que tivemos em nossas mãos e não tivemos a competência necessária para fazer as coisas da melhor maneira possível”, completou.
Autuori agradeceu à torcida pelo apoio durante a temporada, especialmente na reta final.
“Temos que agradecer muito o apoio da torcida. É lógico que queríamos proporcionar outro momento a eles, mas não fomos competentes nas várias chances que tivemos. Estamos decepcionados em não proporcionar a eles o que gostaríamos”, afirmou.
Veja também