Notícias em Destaque
Circuito Ambiental Rumo ao Desperdício Zero reúne mais de 2 mil crianças
Mais de 2 mil crianças participam nesta terça-feira (23) do Circuito Ambiental Rumo ao Desperdício Zero, realizado no Centro de Convivência Comunitária Renato Celidonio (Praça da Prefeitura). O evento, organizado pela Secretaria Municipal e de Estado de Meio Ambiente e Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não-Alcoólicas (ABIR), mostra a importância da reciclagem e destinação correta dos resíduos.
O circuito é composto por dez tendas temáticas que explicam às crianças, os impactos ambientais causados pela destinação incorreta dos resíduos na natureza, a simbologia e cores internacionais usadas para a coleta seletiva de resíduos sólidos, a correta destinação do óleo de fritura, embalagens de óleo lubrificante e pneus.
Para a professora de educação física da Escola Municipal Fernão Dias, Maria Marcia Lucca, o evento é muito importante para as crianças conhecerem como podem fazer a diferença para a construção de um mundo melhor. “Dentro da escola nós orientamos os alunos a terem cuidado com a destinação de embalagens de alimentos, mas com o aprendizado de hoje, elas tiveram a oportunidade de conhecer todo o processo de reciclagem e seus benefícios.”
Além da destinação de resíduos, as crianças também conheceram os materiais que são feitos a partir das caixinhas de leite, a explicação sobre os tipos de plásticos, como isopor e PET utilizados para embalagens de refrigerante, e explicações sobre os malefícios das lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias.
A aluna da Escola Municipal Osvaldo Cruz, Ariane Paola Figueiredo, 10 anos, disse já estar preparada para ser uma multiplicadora da reciclagem para os pais e a família. “Hoje eu aprendi o significado das cores dos cestos de lixo e que a nossa caixinha de leite pode ser transformada em cadernos para as escolas”.
Nas últimas tendas, através de jogos e teatro de fantoche interativo, as crianças tiveram a oportunidade de relembrar todo o percurso realizado. O estudante do curso Técnico de Meio Ambiente, Cristiano Rodrigo Derci, participou do circuito, apresentando o teatro de fantoche e ficou contente com a visita das crianças. “As atividades lúdicas são importantes para a mudança de hábitos frente aos princípios da reciclagem. Aqui as crianças aprenderam como existe muito desperdício de alimentos e que muita coisa pode ser reaproveitada”, destacou.
Assim como Derci, mais de 70 estudantes, entre eles alunos do curso Técnico de Meio Ambiente, trabalham no evento como monitores. Para isso, o coordenador estadual do programa Desperdício Zero, Laerty Dudas, realizou a capacitação desses monitores, para recepcionar as crianças nas tendas e explicar os princípios de reciclagem. A exemplo dos estudantes, cerca de 120 professores da rede municipal de ensino também passaram por capacitação e receberam materiais que poderão ser utilizados em sala de aula.
“A proposta do circuito é de envolver as crianças, pais, professores e demais estudantes para um trabalho que não acaba por aqui. O circuito é uma proposta educativa, mostra todo o ciclo produtivo que os resíduos podem ter. Parabéns a Prefeitura de Maringá por ter participado dessa edição e ter nos apoiado no Programa Desperdício Zero”, destacou o coordenador.
Parcerias
O Secretário de Meio Ambiente, Diniz Afonso, agradeceu a participação das secretarias e parceiros envolvidos. “Estamos contentes com o circuito e temos a certeza que dará bons frutos. Quero parabenizar a ação dos servidores de Meio Ambiente e das demais secretarias e entidades participantes”, destacou.
Durante o circuito, o prefeito Silvio Barros assinou um termo de intenção de convênio entre a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpezas e afins e a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos para a promoção do desenvolvimento sustentável através do aumento da recuperação de materiais recicláveis de embalagens pós-consumo no município.
O prefeito Silvio Barros destacou que ações como o circuito ambiental são essenciais para o comprometimento dos cidadãos frente aos desafios da geração de resíduos e reciclagem. “Todos nós somos responsáveis para deixar Maringá sempre mais bonita e elogiada pelos que passam por aqui”, lembrou o prefeito.
Além da organização pelas secretarias municipal e estadual de Meio Ambiente, o Circuito Ambiental Rumo ao Desperdício Zero contou com o apoio das secretarias de Transportes, Educação, Serviços Públicos e Guarda Municipal. O evento é também uma parceria do Sindicombustíveis Paraná, Sindicon; Reciclanip e Tetra Pak.
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá