A Festa Literária Internacional de Maringá (Flim) inicia nesta quarta-feira, 4 de outubro, com previsão de 100 atividades até domingo, 8, no estacionamento ao lado do Estádio Regional Willie Davids e na Biblioteca Centro. Tudo com acesso gratuito.
Aliás, a estrutura nas imediações do WD tem 3.200 m² de instalações. Até a tarde desta terça-feira, 3, ela estava em fase final de acabamento, conforme verificou a reportagem.
Dessas 100 atividades, 60 delas são organizadas diretamente pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura (Semuc).
Quem for à Flim 2023 poderá escolher um cardápio recheado de escritores internacionais, nacionais, estaduais e regionais em mesas e bate-papos; além de oficinas, exibição de filmes, shows, contação de histórias, lançamentos de obras, palestras e feira de livros. “Enfim, um mundo voltado ao livro, à leitura e à literatura”, resume o secretário de Cultura de Maringá, Victor Simião, em entrevista a este O Maringá.
Um dos destaques do primeiro dia do evento é a mesa com Leprevost e Mário Bortolotto (mediação de Majo Baptistone), sob o tema “Protagonismo e coadjuvância da Dramaturgia”, às 15h, no Auditório Sertões.
O londrinense Bortolotto, que é ator, roteirista, poeta, compositor/vocalista da banda Saco de Ratos, escreve para teatro desde 1981. Em 1982 fundou seu próprio grupo, o Chiclete com Banana, atual Cemitério de Automóveis. Montou textos seus com o Cemitério de Automóveis e ganhou vários prêmios como autor, diretor, ator, sonoplasta e iluminador.
“Mário Bortolotto é uma referência do teatro. Esse cara tem diversas obras. Vem para discutir a cena contemporânea desse segmento que está em alta. Então, buscamos referências para que estejam conosco discutindo nosso país e conectando gerações, que é um tema que a gente trouxe agora”, explica Simião, referindo-se ao tema dessa 10ª edição da Flim, “Conectando Gerações”.
Aliás, o secretário acrescenta ainda que a Festa tem uma comissão organizadora, formada por pessoas que trabalham no campo do livro, da leitura e da literatura, ou seja, representantes de clubes de livros, academia de letras, bibliotecas, Conselho Municipal de Políticas Culturais. “Esse grupo pensa nomes que devem fazer parte da nossa Festa”, explicando que a prioridade era de autores e autoras que estejam discutindo, por meio da literatura e da não-ficção, o país.
Um dos objetivos da Flim 2023 é mostrar ao público que, diferentemente de outros locais, nos últimos anos a Prefeitura de Maringá tem investido em cultura, custeando totalmente um evento com esse perfil. Em outras palavras, os impostos pagos pelo contribuinte retornam em uma ação de cultura.
Após chegar aos nomes indicados, conforme Simião, é feita uma filtragem levando em conta deslocamento, agenda e conexão com o tema do evento.
Geovani Martins
Outro nome de destaque no primeiro dia da Flim 2023 é Geovani Martins, que participará da mesa mediada por Bruno Barra: “Literatura é oralidade: tudo cabe nos livros”, no Auditório Sertões, às 20h30.
Nascido em Bangu, no Rio de Janeiro, Geovani despontou no mundo literário com o festejado livro de contos “O sol na cabeça” (Companhia das Letras, 2018). É uma obra que ganhou edições em dez territórios, por casas prestigiosas como Farrar, Straus and Giroux, Faber & Faber, Gallimard, Suhrkamp e Mondadori.
Em 2022, o autor publicou “Via Ápia”, seu primeiro romance, que gira em torno de cinco jovens que têm a vida abalada quando a polícia invade a Rocinha para instalar uma UPP.
Concerto
E o primeiro dia encerra com o Cine Concerto “Alice no País das Maravilhas” (1915), por meio de Cine UEM e Grupo de Câmara formado por professores da UEM. Será a partir de 21h30, no Circo Literário.
Doação
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura e em parceria com o Provopar, vai sortear dez kindles, aparelhos para leitura de livros online. Para participar do sorteio, é necessário doar um quilo de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão destinados a entidades assistenciais.
Os alimentos deverão ser deixados no estande do Provopar entre quarta-feira, 4, às 9h, e domingo, 8, às 19h. Cada visitante que doar um quilo de alimento irá cadastrar o nome e telefone e receberá um número para participação no sorteio. O sorteio ocorrerá no domingo, 8, no encerramento da Flim 2023, e a organização do evento entrará em contato com os ganhadores.
Organização
A Flim 2023 é organizada pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
Programação completa do primeiro dia
04/10 – Quarta-feira
9h – Mesa com Luciene Vignoli Müeller e Marina Miyazaki (mediação de Dany Fran), com o tema ′Literatura e acalento′ | Auditório Sertões (estacionamento do Estádio Willie Davids)
9h – Oficina de ′Poesia, amor e psicanálise: Escrevendo sobre amor a partir da obra da poeta e psicanalista Ana Suy′, com Giovanna de Carvalho Gasino | Biblioteca Centro
9h às 10h e 14h às 15h – Contação de histórias tem Carolina Damião com ′Histórias Extraordinárias com Horla Arte′ | Circo Literário (estacionamento do Estádio Willie Davids)
14h – Mesa com Sara Araújo e Jeferson Garcia (mediação de Maju Werneck), com o tema ′Representatividade importa sim: negritude e literatura′ | Auditório Capitu (estacionamento do Estádio Willie Davids)
14h – Oficina de ′Leitura e interpretação de textos′ com Fabrício César de Aguiar | Biblioteca Centro – Sala 02
14h – Oficina de ′Literatura de autoria feminina: um olhar sobre a importância da pluralidade na representação social de mulheres′, com Bruna Pelegrini | Biblioteca Centro
15h – Mesa com Leprevost e Mário Bortolotto (mediação de Majo Baptistone), com o tema ′Protagonismo e coadjuvância da Dramaturgia′ | Auditório Sertões
15h30 – Palestra de ′Literatura de autoria feminina e negra na história do brasil: as escrevivências abolicionistas de Maria Firmina dos Reis′ com Ana Lúcia da Silva | Biblioteca Centro – Sala 01 (inscreva-se aqui).
18h – Oficina de ′Criatividade e Narrativas audiovisuais′ com Victor Machado | Biblioteca Centro – Sala 01
18h30 – Abertura oficial da Flim 2023
19h – Mesa com Afonso Cruz (mediação de Zilene Rezende), com o tema ′Do que se pode fazer com guarda-chuvas e poetas′ | Auditório Sertões
20h30 – Mesa com Geovani Martins (mediação de Bruno Barra), com o tema ′Literatura é oralidade: tudo cabe nos livros′ | Auditório Sertões
21h30 – Cine Concerto: Alice no País das Maravilhas (1915) com Cine UEM e Grupo de Câmara formado por professores da UEM | Circo Literário