Com receptivo renovado, Paranaguá recebe segunda escala de cruzeiro da temporada

O Porto de Paranaguá recebeu nesta sexta-feira (20) a segunda escala da temporada do navio MSC Armonia. Com 2.260 passageiros e 700 tripulantes, o navio atracou no litoral paranaense às 10h e os turistas que desembarcam puderam conhecer mais dos atrativos paranaenses por meio do receptivo montado pela Secretaria de Estado do Turismo, em parceria com a Adetur Litoral, na Praça Mario Roque.

Comparando com a primeira temporada (2023/2024), o espaço recebeu uma reformulação para atender melhor o fluxo turístico e proporcionar uma maior comodidade para todos. 

De acordo com a MSC, foram 405 desembarques e 390 embarques em Paranaguá. Os viajantes que descem do navio podem acompanhar shows, apresentações culturais, entrar em contato com expositores locais e comprar pacotes turísticos. Toda essa programação acontece no espaço montado pelo Estado. O navio então segue viagem rumo a Itajaí. 

“Demos um salto na qualidade do turismo do Paraná. Se todo um pacote de ações e serviços funciona bem, o turismo pleno e qualificado também acontece. É isso que temos observado com a segunda temporada dos navios de cruzeiro aqui em Paranaguá”, disse Márcio Nunes, secretário estadual do Turismo.

“Conseguimos entender as demandas e ações necessárias ao setor na ultima temporada. Por isso, a estrutura montada para este ano é uma grande evolução no quesito de recepção turística, integrando o Estado, com o município, os empresários e também com a população. O Paraná recebeu mais de 805 mil turistas estrangeiros de janeiro a novembro desse ano, sem contar os que chegam por via marítima, ou seja, com mais uma temporada de navios teremos um índice muito maior de chegadas internacionais até o final do ano”, completou Nunes.

A estimativa da Secretaria Municipal de Turismo de Paranaguá é que os cruzeiros gerem cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos na cidade. Além disso, os serviços movimentam a economia das outras cidades do entorno.

MELHORIAS – Para este ano, o receptivo da Praça Mario Roque recebeu alterações que tinham como foco aprimorar a experiência dos turistas. A nova estrutura conta com 15 circuladores de ar, novas cadeiras, poltronas e sofás de descanso, bistrôs e guichês para expositores, reunindo representantes de todos os municípios do Litoral do Paraná.

O espaço também busca unir os empresários e a população parnanguara, mostrando os efeitos benéficos que os cruzeiros têm à economia.

José Reis, diretor-presidente da Adetur Litoral, organização responsável por fomentar o turismo na região, comemora o avanço. “Ano passado tínhamos um pavilhão com cadeiras apenas. Neste ano temos maior estrutura, organização e identidade visual. Nossa intenção é tornar esse receptivo a sala de estar do Litoral, recebendo turistas, mas recebendo também a própria população. Pensando nisso, em dias que não ocorrem escalas do navio, o espaço será utilizado para apresentações culturais e demais atividades para a comunidade e para os empresários da região”, disse.

Para o turista Marcelo Fabiano de Souza, as experiências disponíveis no receptivo complementam a viagem. “Estou fazendo um cruzeiro pela primeira vez com a família, para aproveitar as nossas férias. Estava bem curioso quanto a estrutura, mas chegando aqui descobri que o Paraná, sobretudo o Litoral, tem muitos potenciais que merecem ser visitados e divulgados”, relatou.

Já o cruzeirista André Coelho, de São José dos Pinhais, reforça que a estrutura subiu o receptivo paranaense de nível. “Fomos muito bem atendidos, tudo muito bem organizado e agilizado. Ver isso montado é bacana, porque percebemos que não é todo lugar no Brasil, mesmo os que recebem cruzeiros há mais tempo, que tem uma estrutura tão bem pensada como esta”, vibrou.

PASSEIOS – Como na última temporada, os expositores e representantes de agências de viagens locais puderam vender passeios e experiências aos cruzeiristas. A travessia até a Ilha do Mel foi o passeios que mais atraiu os turistas: cerca de 100 foram conhecer o local durante a escala em Paranaguá. Além disso, estão disponíveis passeios para conhecer melhor o litoral paranaense e as cidades históricas das proximidades, como Morretes.

A coordenadora de Promoção da Secretaria, Sandra Negrini, afirma que a inclusão de expositores de outros municípios faz parte da estratégia do órgão. “Temos um espaço privilegiado para promoção de todos os municípios e receptivos que trabalham com o turismo na região. O cruzeirista que desce em Paranaguá tem também a oportunidade de conhecer os outros atrativos regionais, tendo contato com quem sustenta o setor: os empresários do ramo, a nossa iniciativa privada”, ressaltou.

A Secretaria do Turismo também realiza com os cruzeiristas que embarcam e desembarcam em Paranaguá uma pesquisa. O objetivo é identificar as demandas, percepções, satisfações e insatisfações dos turistas. Os resultados do levantamento devem ser divulgados em março de 2025.

TEMPORADA – Os embarques em Paranaguá fazem parte de diferentes roteiros operados pelo MSC Armonia. O navio tem 274,9 metros de comprimento, 32 metros de largura e 54 metros de altura, com capacidade para 2.620 passageiros. O cruzeiro de 65.542 toneladas possui 976 cabines, sendo cinco adaptadas para pessoas com necessidades especiais. A tripulação é composta por 721 profissionais que atendem aos diferentes setores da embarcação. 

A última temporada de cruzeiros no Paraná, entre dezembro de 2023 e março de 2024, movimentou cerca de 39 mil pessoas (entre embarques e desembarques) e gerou uma movimentação financeira de aproximadamente R$ 25 milhões na economia da região.

Fonte: Aen/PR – Leia Mais em:
Jornal O Maringá

Sair da versão mobile