Mais sustentável, maior e bem iluminada. É nesta perspectiva que a “Maringá Encantada” de 2023 será inaugurada no próximo dia 15 de novembro, com chegada do Papai Noel e show do Roupa Nova.
A decoração, feita quase toda de bambu no lugar da tradicional estrutura de ferro, está em estágio de montagem no entorno da Praça da Catedral, conforme verificou a reportagem na manhã desta segunda-feira, 30 de outubro, no Centro da Cidade Canção.
Segundo o vice-prefeito e secretário de Aceleração Econômica e Turismo, Edson Scabora, a expectativa é de atrair cerca de 2 milhões de turistas e maringaenses durante os quase 45 dias das festividades da “Maringá Encantada”.
Em conversa com O Maringá, antes do lançamento oficial do evento nesta segunda-feira, Scabora contou que costuma ser um período de aquecimento da economia maringaense, impactando positivamente desde o pipoqueiro até os grandes setores de confecção, passando pela gastronomia e hotelaria.
“Só para ter uma ideia, no ano passado uma pesquisa do Codem [Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá] indicou que, durante a ‘Maringá Encantada’, as pessoas que vieram de fora, não os maringaenses somente, mas as pessoas que vieram de fora injetaram na nossa economia 60 milhões de reais”.
Ele vai mais longe ao dizer que, segundo um estudo do Banco Central, esse dinheiro injetado em janeiro na economia de uma cidade se multiplica por cinco ao longo do ano. “Então, é mais ou menos aí 300 milhões que a gente chega agora no mês de dezembro fruto do que entrou na Natal Encantada de 2022”, destacando que o setor de turismo é capilar.
Entre as novidades da edição 2023 do evento, está a decoração feita de material sustentável. “Além da beleza do encantamento dos brinquedos e da iluminação, nós temos a decoração em bambu. ela também ser o Natal é educativo do ponto de vista da sustentabilidade e que vai atrair muitas pessoas em Maringá”, disse o prefeito Ulisses Maia, durante coletiva de imprensa nesta segunda.
Outra novidade é a parceria público-privada, conforme Scabora. “Muitos patrocínios de grandes shows que vão acontecer esse ano. Um deles, o Show das Águas, com patrocínio da Itaipu. E também mais sustentável, nós estamos substituindo praticamente todas as decorações, as armações de ferro, pelas armações de bambu, o que vai dar é um grau de sustentabilidade na nossa festa”, explicando que o bambu gera oxigênio.
Descentralização
Edson Scabora destacou que a “Maringá Encantada 2023” será mais ousada e maior, desde o tipo de iluminação das árvores até os eventos programados.
Além da decoração especial na região central de Maringá, os bairros também serão contemplados. “Nós vamos ter alguns outros espaços públicos também decorados nos bairros: o parque Alfredo Nyffeler… enfim, vários bairros também vão receber a iluminação”.
Reflexão
“Mas uma coisa muito importante que a gente não pode esquecer: Natal é nascimento de Jesus. É o sagrado. Mas que também a gente possa refletir sobre isso. É um tempo de reflexão, de olhar para trás ver onde erramos, onde acertamos, olhar pra frente… e com esses erros e acertos a gente conseguir sempre evoluir”, avalia o vice-prefeito.
Lançamento
A Prefeitura de Maringá realizou nesta segunda-feira, 30, o lançamento da “Maringá Encantada 2023”, no auditório Hélio Moreira, anunciou as atrações desta edição, que começa no dia 15 de novembro e segue até 7 de janeiro de 2024, com o tema “Preservando a Magia do Natal”.
Serão diversas atrações em diferentes espaços da cidade, como as praças da Catedral, de Todos os Santos (do Teatro Reviver Magó) e Napoleão Moreira da Silva, além do Parque do Japão, dos distritos de Floriano e Iguatemi entre outros locais.
A abertura será dia 15 de novembro, a partir de 19h, com o show do Roupa Nova, acesso gratuito. Sem contar o réveillon, cuja apresentação ficará a cargo da banda de rock Os Paralamas do Sucesso.