Comitiva da Prefeitura de Goioerê visita Secretaria Municipal de Recursos Humanos

Com o objetivo de trocar experiências e conhecer o trabalho das secretarias municipais de Educação (SME) e de Recursos Humanos (SMRH), uma comitiva da Prefeitura de Goioerê esteve em Londrina nesta sexta-feira (12).

Na SME, os servidores goioerenses conheceram os projetos de educação em período integral, de educação antirracista e de letramento digital, bem como o Programa Vencer. E, durante reunião realizada com a equipe da SMRH, à tarde, os visitantes aprenderam mais sobre o Programa de Preparação à Aposentadoria (PPA) e sobre as iniciativas de incentivo à capacitação de servidores em direitos humanos, diversidade e inclusão social.

De acordo com a técnica da Secretaria Municipal de Educação de Goioerê, Silmara Novakoski, a iniciativa do encontro veio da secretária municipal de Educação de Goioerê, Anirléia de Paula.

“Nossa secretária conheceu a secretária municipal de Educação de Londrina, Maria Tereza Paschoal de Moraes, durante eventos do segmento, e ficou sabendo de projetos muito interessantes desenvolvidos aqui. Por isso, entramos em contato para marcar essa visita e conhecer melhor essas ações”, disse.

Novakoski classificou os encontros como muito proveitosos. “Vamos levar esse conhecimento é tentar adaptá-lo para o nosso município. A realidade de Londrina é diferente da nossa, mas essas iniciativas são muito boas e pretendemos implantar algo semelhante na nossa rede”, afirmou.

Na Secretaria Municipal de Recursos Humanos, a reunião abordou diversos aspectos do PPA, incluindo a sua estrutura e organização, e os temas e conteúdos abordados em suas palestras. Posteriormente, a atividade também enfocou as iniciativas da SMRH para incentivar a capacitação de servidores municipais em cursos sobre inclusão racial, diversidade e direitos humanos, que agora contarão pontos de títulos para promoções na carreira.

A assistente social da SMRH, Marcelle Diorio, destacou que o PPA foi implantado há 30 anos e tem apresentado resultados bastante positivos. “Há relatos de servidores que participaram do programa, se aposentaram e hoje estão em cargos comissionados. Outras pessoas se tornaram voluntárias e se engajaram em instituições filantrópicas. Alguns começaram outro trabalho dentro da mesma profissão, e tem gente que se formou em outra área. Então, são avaliações bastante positivas que mostram a contribuição do programa para a vida das pessoas”, salientou.

Segundo Diorio, o PPA é uma iniciativa pioneira e um dos únicos programas do tipo no Brasil.

A secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Bellusci, contou que a pasta já recebeu visitas de representantes de outros municípios, incluindo Maringá, Santa Cecília do Pavão e Santa Terezinha de Itaipu. “Essas trocas de experiências são muito benéficas, pois os nossos problemas e obstáculos a superar são bastante similares. Dessa forma, as prefeituras conversam e buscam encontrar soluções conjuntas. É fundamental estabelecer essas pontes”, realçou.

A delegação goioerense que veio a Londrina também foi composta pela secretária municipal de Educação, Anirléia de Paula; a coordenadora dos projetos de período integral da Secretaria Municipal de Educação, Valquíria Buso; o diretor do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Maria Aparecida Trevisani Belizário, Igor Gomes; e o motorista Diego Faxo.

Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá

Sair da versão mobile