Os comentários do Instagram são a maneira que os usuários têm para expressar opiniões mais específicas sobre os conteúdos da plataforma. Os comentários são um tipo de interação muito desejada pelos criadores de conteúdo, que são consideravelmente favorecidos pelo algoritmo uma vez que recebem mais comentários.
Dessa maneira, os criadores estão sempre em busca de novas maneiras de estimular comentários nos seus posts. Hoje em dia, é possível até mesmo que você compre respostas e estimule conversas nas suas publicações através de plataformas especializadas.
Neste artigo, vamos falar em detalhes sobre estratégias eficazes para aumentar o número de comentários em seus posts do Instagram.
Por Que os Comentários são Importantes?
Os comentários representam a vontade do usuário de interagir com o conteúdo para além de uma simples curtida. A média de comentários nos posts de uma conta costuma representar seu potencial de engajamento e alcance.
Isso sem falar que contar com uma média alta de comentários também acabam sendo favorecidas pelo próprio Instagram. A plataforma enxerga essas contas com um maior potencial e acaba recomendando seus posts para mais usuários, expandindo o alcance das postagens consideravelmente.
São por essas e outras razões que muitos usuários recorrem até mesmo a comprar comentários no Instagram para expandir a visibilidade do seu conteúdo.
Enquetes e Perguntas nos Stories

A importância dos comentários é tão forte que, em 2024, o Instagram resolveu até mesmo implementar o recurso nos stories, permitindo que os usuários também deixem seus feedbacks neste tipo de publicação.
E nos stories, existem alguns recursos já bem conhecidos pelo público para gerar engajamento. Confira em detalhes abaixo:
- Enquetes: As enquetes são uma maneira super simples de interagir com o público através dos stories e, ao mesmo tempo, descobrir a opinião geral dos seus seguidores sobre determinado assunto. Experimente implementar enquetes ao menor uma vez por semana nos stories, fazendo perguntas que se relacionem diretamente com seu tipo de conteúdo.
- Perguntas: Ao contrário das enquetes, as caixinhas de perguntas permitem que os criadores obtenham feedbacks mais detalhados do público. Você pode fazer perguntas relacionadas a conteúdos futuros, preferências gerais e outros assuntos nos seus stories para obter respostas e comentários.
Uso de CTAs
O CTA (sigla para Call to Action) é o “chamado para ação” por parte do criador para seus usuários. Esse chamado por ser feito de diversas formas, seja através de textos nos stories ou nas legendas das publicações do feed.
O segredo para um bom CTA está sempre em não forçar muito a barra, e ser convidativo o suficiente para que o usuário se sinta estimulado a interagir com o post. Outra boa dica é se certificar de que o chamado se relaciona diretamente com o tema/proposta do post ou story.
Alguns exemplos de bons CTAs generalizados incluem:
- E você, qual sua opinião sobre isso?
- Você já experimentou isso antes?
- Você gosta desse tipo de conteúdo?
- O que você faria no meu lugar?
Crie Conteúdo que Estimule o Debate

Antes de começar a comprar comentários para fotos no Instagram, é importante que o criador ponha o máximo de esforço possível em criar conteúdo que estimule o debate. Sua prioridade deve ser despertar uma emoção no usuário – seja ela positiva ou negativa.
Uma emoção intensa quase sempre vai fazer com que o usuário interaja com o conteúdo para além da curtida, exprimindo uma opinião específica através do comentário. Ou seja, resumidamente, se você conseguir gerar polêmicas através do seu post, isso certamente será positivo para o seu engajamento.
Logicamente, você não deve forçar a barra e tentar criar debates fervorosos em simples todos os seus posts. Mas, de vez em quando, a prática não vai fazer mal, e pode beneficiar seu alcance consideravelmente.
Interaja com o Público
Receber interações em seus posts é ótimo, mas essa comunicação não pode ser uma via de mão única. Sempre é uma boa opção interagir de volta com seu público, seja respondendo ou curtindo comentários, respondendo directs, ou até mesmo seguindo as dicas ou sugestões feitas pelos usuários em caixinhas de perguntas.
Tudo isso faz com que seu público sinta-se importante e visto, e acaba estimulando outros usuários a fazerem o mesmo, estimulando mais interações e gerando um senso de comunidade na sua página.
Collabs e Parcerias
Antes de cogitar táticas pagas, como comprar comentários no Instagram, você pode tentar obter soluções mais diplomáticas (e gratuitas) para aumentar seu número de comentários.
Busque por figuras de influência no seu nicho e aproxime-se via direct ou e-mail apresentando o seu conteúdo e oferecendo uma parceria. Logicamente, busque os “peixes menores” primeiro, visto que destes será mais fácil de obter uma resposta. As collabs no Instagram são uma ótima forma de expandir a visibilidade no Instagram, atingir novos públicos e, claro, gerar mais comentários.