Competição classificou mais de 380 atletas para representar SP nos Jogos da Juventude e nos Jogos Escolares Brasileiros

Os esforços da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo reforçaram a importância do esporte paulista em 2024. A principal competição escolar do calendário da Sesp, os Jogos Escolares (JEESP), entrou para a historia com números expressivos.

Somando todas as seletivas e as finais estaduais nas categorias sub-14 e sub-17, o JEESP deste ano contou com a participação de 425.004 atletas, superando os 422.127 de 2023 e os 186.707 de 2022. O investimento da Sesp foi de R$ 29,9 milhões.

“O JEESP é a prova de que trabalhar bem na base, no nascedouro, pode trazer grandes resultados no futuro. Muitos atletas que hoje ganham medalhas no alto rendimento tiveram o JEESP como rito de passagem. Falando especificamente da edição de 2024, ficamos ainda mais realizados com esses mais de 425 mil atletas envolvidos, superando os números dos últimos dois anos”, destaca a secretária de Esportes do Estado de SP, coronel Helena Reis.

LEIA TAMBÉM: Programa de Desenvolvimento Paralímpico de SP fecha ano com recorde de certificações

Embora seja uma competição voltada para alunos das redes de ensino pública e privada do estado de São Paulo, os Jogos Escolares rompem as fronteiras paulistas e até do país. Neste ano, a competição classificou diretamente 389 atletas para a montagem integral das equipes do Time SP que disputaram os Jogos Escolares Brasileiros (sub-14) e os Jogos da Juventude (sub-17). Além disso, boa parte dos classificados via JEESP defendeu as cores do Brasil na Gymnasiade, que aconteceu em outubro, no Bahrein, e nos Jogos Sul-Americanos Escolares, que ocorre em dezembro, na Colômbia.

“É motivo de muita emoção ver que, além de descobrir novos valores e classificar os melhores atletas para duas das principais competições escolares do país, as boas participações nestes eventos têm dado aos nossos atletas a oportunidade de participar de competições internacionais, como a Gymnasiade e o Sul-Americano”, comenta Margarete Marcatti, gestora do Núcleo de Gestão do JEESP da Secretaria de Esportes do Estado.

O JEESP volta em 2025 com perspectiva de nova quebra de recorde no número de participantes e uma mudança no regulamento: as finais estaduais das Etapas I e II terão o sistema de disputa igualado, com as mesmas chances de classificação para as escolas públicas e privadas.

Fonte: Agência SP de Notícias – Leia Mais em:
Jornal O Maringá

Sair da versão mobile