Neste sábado (26), a partir das 9h, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR) promove a VI Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), com o tema “Políticas de Igualdade Racial em Londrina: Desafios da Luta Antirracista”. O evento tem o apoio da Prefeitura de Londrina, por meio da Gestão Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
Realizada de forma remota, a atividade será transmitida a todos os interessados através do canal do CMPIR no YouTube (acesse aqui). Quem desejar tomar parte na conferência como observador ou delegado (representante de órgãos ou entidades) deve preencher o formulário de inscrição da atividade, sendo que os inscritos receberão um link da plataforma Google Meet para participar das discussões.
Após a abertura do evento, no período da manhã, serão selecionados os delegados que representarão Londrina na V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (COEPIR), a ser realizada entre 8 e 10 de abril, em Maringá. Em seguida, durante a tarde, haverá a eleição dos 30 membros titulares para a gestão 2022-2025 do CMPIR, bem como seus suplentes, em igual número. Dentre os integrantes do órgão, metade são representantes do poder público e a outra parcela é composta por representantes de diferentes segmentos da sociedade civil.
A conferência também apresentará os resultados da atual gestão do CMPIR, e discutirá diversas demandas e políticas relativas à igualdade racial em Londrina. Entre os assuntos debatidos no evento, estará a parceria firmada entre o CMPIR e a Universidade Estadual de Londrina (UEL) para a criação de um núcleo jurídico de apoio às famílias vítimas de violência racial.
“A violência contra a população negra, afetando em especial os jovens negros, aumentou consideravelmente durante a pandemia. Por isso, firmamos essa parceria com a UEL, para que seja oferecido apoio jurídico e psicológico às vítimas e suas famílias. Os trâmites estão em sua fase final e essa ação deverá ser iniciada nos próximos meses”, afirmou a presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Fiama Heloísa Santos.
Ainda segundo Santos, outro tópico importante abordado na conferência é o Plano Municipal para a Promoção da Igualdade Racial, que está sendo finalizado e, nas próximas semanas, será apresentado ao prefeito e à Câmara Municipal de Londrina. “Esse documento foi elaborado com base nas propostas discutidas em conferências anteriores, e detalha diversas ações. Faço um convite para que os integrantes do movimento negro, assim como pessoas de todas as etnias e segmentos sociais, participem da Conferência, pois a luta antirracista, e por uma sociedade mais democrática e igualitária, precisa ser construída coletivamente”, disse.
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá