Após um primeiro trimestre protagonizado pela elite estadual, agora chegou a vez das divisões inferiores do profissional tomarem conta dos gramados pelo Paraná. Neste sábado, 12 abril, inicia o Paranaense da 2ª Divisão, apelidada carinhosamente de Segundona ou Divisão de Acesso – menos de “Série B”, por favor. No segundo semestre, vem a 3ª Divisão, ou “Terceirinha”.
No caso da Segundona Sanepar, a bola rola para a 61ª edição da Segunda Divisão do Campeonato Paranaense, com transmissão da FPF TV, no YouTube, e da TV Paraná Turismo.
No sábado, dois jogos abrem a rodada de estreia. Às 15h30, o Galo Maringá recebe o Iguaçu, no estádio Albino Turbay, em Cianorte, enquanto às 18h30, Patriotas e Nacional se enfrentam no estádio Gigante do Itiberê, em Paranaguá.
A rodada tem sequência no domingo, com mais duas partidas: Paranavaí x Toledo, às 15h30, e PSTC x Foz do Iguaçu, às 18h30. Na segunda-feira, Laranja Mecânica e Batel fazem o encerramento da primeira rodada, às 20h, em Arapongas.
Para os torcedores maringaenses, interessa a partida de estreia do Galo, equipe que será comandada por Rafael Andrade, experiente técnico mineiro, mas radicado no Paraná. Com fama de “rei do acesso”, o professor já dirigiu a equipe alvinegra em outras oportunidades, sempre com sucesso.
Para a temporada de 2025, o Galo optou por concentrar as informações em sua assessoria, divulgando gradativamente os reforços, sem muito alarde. Inclusive, não divulgou para imprensa e torcida os jogos-treinos.
Andrade terá os seguintes jogadores no plantel:
Goleiros: Caio Bolonhin, Vinicius Cima e Mateus Zanetti
Zagueiros: Nailson Medeiros, Kaio Henrique, Márcio Júnior e Pedro Lucas
Laterais: Igor Miranda, Júnior Prego, Romailson e Cauã Santos
Volantes: Fábio Magrão, Thiago Gago e Davi de Souza
Meias: Leandro Córdova, Vinícius Michelon, Wellington Alves, Diego Gomes, Fabrício Lusa e Eduardo Sorriso
Atacantes: Guilherme Papaléo, Dhiordan Rhuan, Pablo Borja, Junnior Batata, Adiel Oliveira, Iruan Lima, Cristhyan Noto e Eli Júnior

Sem WD
Na 1ª rodada, o Galo Maringá é mandante, porém terá de jogar em Cianorte, no Estádio Albino Turbay, às 15h30 (horário de Brasília). Isso se deve à revitalização do gramado do Estádio Willie Davids. “Gostaríamos de iniciar a nossa trajetória na divisão de acesso dentro do estádio Willie Davids, porque sabemos da força que o Galo Maringá tem dentro do estádio, mas infelizmente não foi possível, pois o gramado não tem condições para uma partida de futebol, então vamos jogar no estádio do Cianorte. É um gramado que está em plenas condições, está muito bem cuidado e esperamos que a gente possa fazer uma grande estreia e iniciar essa trajetória rumo à primeira divisão de uma forma positiva”, comenta o técnico do Galo Maringá Rafael Andrade, via assessoria.
O adversário na estreia será o AA Iguaçu, tradicional equipe de União da Vitória.
O técnico projeta uma competição muito difícil na temporada 2025. “A divisão de acesso de 2025 promete ser uma das mais disputadas dos últimos anos. As equipes se prepararam bastante para essa competição, vai ser um campeonato dificílimo, é estamos preparados, o Galo Maringá teve um bom tempo hábil para a gente preparar a nossa equipe e, esperamos conseguir levar tudo que fizemos em treinamento para dentro dos jogos e conseguir ter uma caminhada de sucesso rumo novamente é a primeira divisão”, finaliza Rafael.
Ingressos
Os ingressos da partida de estreia do Galo Maringá estão disponíveis para compra no site Ingresso Web. Os ingressos estão no valor de R$ 20 mais taxa de serviço e a meia no valor de R$ 10 mais taxa de serviço.
Qualquer pessoa levando um quilo de alimento não perecível ou um quilo de ração paga meia entrada. Esses valores são apenas para a primeira partida do Galo Maringá na competição.

Jogos da 1ª rodada
Galo Maringá x Iguaçu – 12/04, 15h30, Albino Turbay (Cianorte)
Patriotas x Nacional – 12/04, 18h30, Gigante do Itiberê (Paranaguá)
Paranavaí x Toledo – 13/04, 15h30, Waldemiro Wagner (Paranavaí)
PSTC x Foz do Iguaçu – 13/04, 18h30, Álvaro Alves (Alvorada do Sul)
Laranja Mecânica x Batel – 14/04, 20h, José Chiappin (Arapongas)
Como é o campeonato
Dez clubes disputam a Segundona 2025: Batel, Foz do Iguaçu, Galo Maringá, Iguaçu, Laranja Mecânica, Nacional, Patriotas, Paranavaí, PSTC e Toledo.
Para esta edição, o sistema de disputa da Segundona mudou em relação a 2024. Os dez times vão se enfrentar em turno único, com nove rodadas, mas desta vez se classificam para a próxima fase os oito primeiros, enquanto os dois últimos colocados, descem para a Terceira Divisão.
Os oitos classificados se enfrentam nas quartas de final, em cruzamento olímpico (1°x 8°, 2°x 7°, 3°x 6° e 4°x 5°). Os jogos serão disputados em ida e volta, com o dono da melhor campanha decidindo em casa. Os classificados se enfrentam na semifinal. Quem avançar na fase de semifinal garante o acesso para a Primeira Divisão e vaga na final da Segundona.
Sendo assim, os mandos de campo do segundo jogo da semifinal e final serão atribuídos ao melhor colocado na classificação geral do campeonato. A grande final está marcada para o dia 19 de julho.