A Copel está investindo R$ 2,1 bilhões em obras e serviços para enfrentar a estação úmida, marcada por chuvas fortes e tempestades com ventos intensos e raios, que ocorre entre outubro e abril no Paraná e nas regiões Sul e Sudeste. A empresa planeja reforçar a rede elétrica e melhorar o fornecimento de energia com a construção de 20 novas subestações e a ampliação da capacidade de outras 80, garantindo maior resiliência contra eventuais quedas de energia.
Segundo Edison Ribeiro da Silva, superintendente de engenharia de expansão, o investimento nas subestações melhora a capacidade da rede de se manter estável mesmo em caso de interrupções, utilizando rotas alternativas para continuar a distribuição de energia. Ainda este ano, a Copel colocará em operação as subestações de Morangueira (Maringá), São Miguel, Barão de Capanema e Piraí do Sul, todas operando com 138 mil volts. Recentemente, a subestação Petrópolis, em Francisco Beltrão, também foi inaugurada.
Manutenção preventiva intensificada
A Copel tem intensificado a manutenção preventiva da rede elétrica para minimizar desligamentos durante tempestades. Nos primeiros nove meses de 2024, foram podadas mais de 18 mil árvores e 1,5 milhão de m² de vegetação próximos às redes, ações fundamentais para evitar que galhos causem interrupções no fornecimento.
Além disso, 400 religadores automáticos foram instalados para isolar áreas afetadas por falhas e manter o fornecimento de energia para a maior parte dos consumidores. A empresa também está instalando 497 novos transformadores, com destaque para a região de Foz do Iguaçu, onde 98 transformadores serão implementados, 18 já em operação.
Equipes reforçadas e uso de inteligência artificial
Durante a estação das chuvas, a Copel está preparada para aumentar em até 65% o número de equipes de atendimento em situações emergenciais, totalizando mais de 500 equipes disponíveis. Para agilizar as respostas a tempestades, a empresa está finalizando um sistema baseado em inteligência artificial, que utiliza dados climáticos e históricos de desligamentos para prever o impacto de temporais e otimizar o deslocamento das equipes.
Foco nas regiões de balneários
Com a aproximação da temporada de verão, a Copel também está focada no atendimento às regiões que recebem grande fluxo de turistas. No litoral do Paraná, a empresa intensificará as manutenções preventivas, com destaque para as áreas de balneários. No Norte e Noroeste, a construção da subestação Porto São José em São Pedro do Paraná, com investimento de R$ 12 milhões, reforçará o atendimento aos balneários do rio Paraná. No Oeste, as novas subestações de São Miguel do Iguaçu e Capanema garantirão maior segurança energética para as áreas turísticas da região.