1º Encontro Musical LuzAmor reúne alunos e professores em noite de vozes e sons

O Maringá

Uma das práricas foi de sopros (Crédito: Cristiano Martinez)

Dividido em duas partes, o 1º Encontro Musical LuzAmor apresentou à comunidade, na noite desta terça-feira, 1º de outubro, o trabalho desenvolvido nas aulas da Fundação Cultural e Educacional Luzamor, que há mais de 35 anos oferece cultura e arte em Maringá.

Com Marcelo Carvalho presidindo a atual diretoria, o Luzamor vem passando por um processo de revitalização nos últimos anos, com obras de recuperação do icônico prédio que integra a paisagem da região do Parque do Ingá.

“É uma honra ver esse espaço com tanta gente que veio hoje [terça-feira] prestigiar os nossos alunos”, disse Carvalho, na abertura do 1º Encontro Musical LuzAmor, diante de casa cheia. “Estamos muito felizes por esse momento”, agradecendo aos organizadores, professores, alunos, plateia e à presença da professora e maestra Mariana Hammerer.

Assim, alunos e professores se apresentaram no auditório do Luzamor, com direito a música autoral, música erudita e popular, clássicos, coral e ensaio aberto da orquestra comandada pelo maestro, diretor artístico e professor Douglas Henrique Lemes. Inclusive, ele coordenou o evento, que teve ainda a presença especial e inspiradora do Coral Vozes da Inclusão Sicredi Dexis, regido por Mariana Hammerer e correpetição do pianista Diego Contiero. Esse grupo coral é imbuído dos ideais de democratização musical e inclusão social.

O coral abriu com “Alegria de Conectar”, uma composição com frases compiladas dos colaboradores participantes do Vozes da Inclusão e arranjo musical da maestra e do pianista do coral. Em seguida, clássicos e solos.

Na 1ª parte do Encontro, os alunos se expressaram em diversos instrumentos: violão, violino, flauta, bateria e teclado; mais o canto. É fruto do trabalho dos professores, que tiveram participação especial nos recitais.

Coral Vozes da Inclusão Sicredi Dexis, regido por Mariana Hammerer (Crédito: Cristiano Martinez)

Segunda parte
Já na 2ª parte, o evento abriu espaço para a chamada práticas de conjunto, com muitas cordas, percussão, sopros, coral infantil, coral adulto e a Orquestra LuzAmor. Aliás, o público pôde conferir a dinâmica de um ensaio aberto, com movimentos comandados pelo maestro Douglas Lemes a partir do repertório (“Stand by me” e “Isto aqui, o que é?”, por exemplo).

Segundo Lemes, as atividades dos alunos começaram em julho, após a reinauguração do conservatório, e o ensaio aberto é parte da preparação. “E para demonstrar um pouco os trabalhos que têm sido desenvolvidos aqui, na Fundação Luzamor, com as práticas de conjunto de cordas, sopros, percussão, coral infantil, coral adulto e a orquestra”.

Marcelo Carvalho é presidente da Fundação Luzamor (Crédito: Cristiano Martinez)

Lei Rouanet
No encerramento do 1º Encontro Musical LuzAmor, o presidente Marcelo Carvalho informou ao público presente que a Fundação Luzamor inscreveu um novo projeto na Lei Rouanet, que é um mecanismo de renúncia fiscal de empresas que destinam parte de seus impostos para o fomento da cultura. “Duas semanas atrás, nós fomos contemplados com a Lei Rouanet novamente. É um motivo de grande felicidade para nós”.

Segundo ele, passado o período de recesso ao final deste ano, em janeiro/fevereiro de 2025 inicia a prática de orquestra e coral infantil/adulto totalmente com a Lei Rouanet, com os equipamentos necessários. Porque o principal, que é o maestro e músicos, o Luzamor já tem. Carvalho ainda destacou que a orquestra e os corais são o renascimento do projeto.

Maestro e diretor artístico Douglas Henrique Lemes (Crédito: Cristiano Martinez)

A seguir, mais registros do evento (Fotos: Cristiano Martinez):

Sair da versão mobile