A abertura do Paraná Faz Ciência 2024 teve apresentação da Orquestra de Câmara da Universidade Estadual de Maringá (UEM), na noite desta segunda-feira, 7 de outubro, no Teatro Calil Haddad.
O repertório apresentado foi intercalado com a apresentação de poemas da chamada geração mimeógrafo ou poesia marginal. A apresentação ficou a cargo da professora/atriz Elisa Heidrich e do professor/ator Wagner Monthero.
Aliás, os textos recitados fazem parte do espetáculo “A noite do Chacal”, com direção de Roberto de Oliveira e autoria de Chacal, Ana Cristina César, Torquato Neto, Paulo Leminski e Caio Fernando Abreu.
Já a Orquestra é um projeto de extensão do Departamento de Música e Artes Cênicas da UEM, fundado em 2008 para fomentar, em seus integrantes, membros da comunidade externa, alunos e ex-alunos do curso de música, conhecimento e execução de repertório orquestral de todas as etapas históricas da música, como parte fundamental de suas formações como instrumentistas;
Atualmente, o projeto sonoro tem a lideranças dos professores Paulo Egídio Lückman, de violoncelo; Paulo Egydio Lipman, de violino; e José Roberto Vianna, de contrabaixo.
O evento no Calil Haddad contou com a presença de reitores e vice-reitores de diversas universidades do Estado, incluindo Leandro Vanalli e Gisele Mendes, da UEM. Além da presença do secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social Inácio Arruda, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; e do secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná Aldo Bona.
A seguir, confira mais fotos da apresentação (fotos: Cristiano Martinez):