Nome conhecido do rock and roll de Maringá, tendo participado de momentos históricos, o compositor, cantor e guitarrista Almir Zago deu uma guinada sonora em sua carreira. Trocou a guitarra pelo violão e passou a cantar num timbre mais leve.
“Um novo projeto. Eu saio do hard rock e venho para uma coisa, vamos dizer assim, mais country”, diz, à reportagem. Na verdade, ele não planejava exatamente incorporar esse estilo. Mas quando passou a contar com a colaboração do produtor Paulo Machado, que é conhecido por fazer parte de uma banda country na Cidade Canção, foi levado para esse rumo musical. “E estou muito contente”, afirma Zago, dizendo que o timbre vocal ficou legal. E tem gerado boa repercussão no público.
Em 20 de dezembro, ele lançou o clipe de “Namorada”, uma balada romântica inédita. O músico tinha 70% da letra pronta, guardado entre seus rascunhos, e apenas teve o trabalho de complementar o final e moldar o refrão para encaixar na ideia. Até chegar ao resultado final e a gravação. Toda a composição é autoral: letra, harmonia, melodia, arranjos.
“E a felicidade de você encontrar um produtor certo. Aquele que te dá todo o aparato e te encaminha. Te mostra, na verdade, o caminho assim para que as coisas funcionem”, referindo-se a Machado, um profissional experiente e de mão cheia.
A gravação do single e a produção do videoclipe se deram em dezembro do ano passado, tendo o lançamento no mesmo mês. Aliás, o cenário das imagens é em ambiente rural, uma locação já conhecida de Zago. “Simplesmente é um lugar que eu já tinha estado lá, para fazer umas fotos com a antiga banda. Achei legal. Tinha umas casas velhas, uma igreja”, recorda.
Outro detalhe do vídeo é a presença de caminhonetes antigas. Mais um achado. Desta vez, em Maringá, onde o músico costuma fazer suas corridas. Em uma dessas andanças, se deparou com os veículos antigos, parados na rua. Ele consultou o proprietário e conseguiu autorização para utilizá-los no clipe.
A versão audiovisual da “Namorada” também conta com a presença ilustre da esposa do protagonista. Ela faz o par romântico do filme.
A participação se repete no clipe seguinte, “A Hora da Cinderela”, lançado em 20 de janeiro de 2025. Diferentemente do material anterior, agora é uma regravação de canção mais antiga. A diferença é de que vem com novo arranjo, dentro do espírito da nova fase de Zago.
Mais duas canções
Mais duas canções estão a caminho, sendo uma delas a regravação de “Não mexe com o meu amor”, que está no disco de hard rock “Almir Zago”. “Eu a trouxe para esse novo estilo”, conta, revelando que haverá participação do músico de renome nacional Adair Torres, que gravou o Pedal Steel Guitar (é um tipo de guitarra elétrica que usa um bastão de metal sobre as cordas no lugar da pressão com os dedos). É uma presença marcante, pois ele gravou com nomes como Chitãozinho e Xororó e Zezé di Camargo e Luciano, só para ficar em dois exemplos.
A previsão de lançamento do clipe é para março deste ano. E, depois, o ciclo inicial vai ser finalizado com mais uma faixa, para aí sim pegar a estrada e apresentar as novidades na turnê. “Vai ter, eu acredito, um repertório de umas 15 a 20 músicas. Para um período de uma hora e meia, uma hora e quarenta, mais ou menos de show”, explica, dizendo que vai completar o set list com outras canções.
Apesar da fase com o violão, ele não pretende abandonar de vez a guitarra nos shows. A companheira de seis cordas ainda terá vez nas apresentações.
Disco ‘Namorada’
Almir Zago pretende lançar também um disco batizado de “Namorada” contendo dez faixas, que é um número a pedido do produtor. Segundo Zago, a ideia é aproveitar antigas músicas para dar uma nova roupagem. Mas, claro, dependerá da letra, pois algumas são muito hard e não têm a ver com a fase mais “easy”, country. “Teria de fazer muitas mudanças, aí não fica legal. Não vou descaracterizar a música”, explica.
Outra possibilidade é aproveitar o arquivo de rascunhos e ideias do músico para compor as inéditas. “Vou visitando esse material e ver o que está legal, que se encaixa. E vamos completando”, citando que a quarta música segue nesse formato de trabalho.
Preparação
Durante muitos anos, Zago era conhecido pelo som pesado, a participação em bandas e o projeto de tributo a Raul Seixas. Mas veio essa mudança de estilo e pegada. Que não é de agora. Ele conta que vem se preparando espiritualmente há algum tempo. “Eu estou me permitindo para fazer isso acontecer. Eu estou com 58 anos, então estava na hora de dar uma acalmada. Continuar, mas pisar mais devagar no acelerador”.
Daqui para a frente, conforme seus planos, esse é o seu projeto na música. “Com esse olhar, com essa vontade de trabalhar e fazer acontecer”, resume.
Serviço
Para ver e ouvir os clipes de Almir Zago na nova fase, acesse seu canal: www.youtube.com/@almirzago66 . E seu perfil nas redes sociais: www.instagram.com/almirzago66/
As canções estão disponíveis nas plataformas digitais.