Ana Favorin lança em junho livro que mescla poesia, crônicas e material visual

Com tiragem de 300 exemplares, o livro “Caos de Concreto” foi produzido com verba de incentivo à cultura Lei Municipal de Maringá nº 11200/2020 | Prêmio Aniceto Matti/PMM. A distribuição será gratuita

Ana Favorin, durante slam (Crédito: Coletivo Pé Vermelho)

Atuante na cultura urbana de Maringá, como uma das integrantes do famoso Coletivo Pé Vermelho, a escritora de zines, produtora e oficineira Ana Favorin estreia no mercado editorial com o livro em papel “Caos de Concreto”. Com a obra pronta, recém-saída da gráfica, o lançamento será neste mês de junho.

“É um livro que mistura crônica, poesia, essa bagunça da cidade que mexe com a cabeça da gente. Tem algumas colagens também, como eu venho do zine. Tem algumas ilustrações autorais”, conta Favorin, em entrevista a este O Maringá. A poeta ministrou em 2023 uma oficina de pocket zine (um tipo de produção alternativa e acessível) durante a Residência Poética do Coletivo. Sua caminhada vem marcando a cena maringaense, tendo ofertado oficinas em lugares como o Centro Acadêmico de Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e participado de coletivos.

Minha Página AMP

Segundo ela, “Caos de Concreto” é o resultado de seu trabalho de dez anos como poeta na Cidade Canção. “Eu reuni textos que falam sobre a cidade, que falam sobre o trabalho, sobre a rotina, sobre essa coisa endurecedora da metrópole. Embora Maringá não seja uma cidade grande, tem muitos aspectos de cidade grande”.

Com tiragem de 300 exemplares, a obra foi produzida com verba de incentivo à cultura Lei Municipal de Maringá nº 11200/2020 | Prêmio Aniceto Matti/PMM – Conc. 010/2021. A distribuição será gratuita.

Ana Favorin (em pé) ministra oficina de pocket zine (Crédito: Coletivo Pé Vermelho)

Oficinas
O projeto também envolve uma contrapartida social, que é a realização de oficinas de escrita criativa, “pra gente abrir a cabeça e escrever coisas novas”, diz Favorin em suas redes sociais.

Desse modo, a oficina Cenas Urbanas será em 15 de junho, às 8h, na Biblioteca Municipal Parque das Palmeiras; e a oficina Escrita do ordinário, dia 24 de junho, às 14h30, na Biblioteca Municipal Centro.

Apesar de ser uma produção individual, o livro envolve o Coletivo Pé Vermelho. “‘Caos de Concreto’ é o resultado das minhas vivências na literatura nos últimos anos, por isso todo mundo que dividiu espaços poéticos comigo tem um dedinho nesse resultado. Ali você encontra os textos que eu levo para slams e saraus, meus contos, crônicas e colagens digitais inéditas”, diz a autora, em suas redes sociais.

Crédito: Coletivo Pé Vermelho

Datas
O livro “Caos de Concreto” será lançado em dois momentos. O primeiro deles no Slam Pé Vermelho, na “casa poética” da Favorin: 18 de junho, às 16h, na “Praça da Prefs” (Praça Renato Celidônio, no Centro), durante o tradicional slam, que é o campeonato de poesia falada.

O segundo momento em 24 de junho, às 18h, na Biblioteca Centro.

Sair da versão mobile