Com larga experiência em cima do palco e nos bastidores do meio musical, o produtor maringaense André Drago é o novo colunista do jornal O Maringá. Ele passa a escrever para o impresso/online e conduzirá entrevistas em vídeo sobre o universo musical, abordando histórias, interpretações de canções, reflexões sobre a prática e o trabalho dos artistas.
É a coluna “Entre Notas”, que na estreia conversou em vídeo com a cantora Keidma Juliana, que fará apresentação em Maringá do show “Gal Costa Eternamente”.
“A gente fala do cotidiano, mas também aborda temas que são mais filosóficos, que estão mais ligados com a ciência da estética, da filosofia e também, quem sabe, de algumas questões éticas. Mas a base do que eu estou para apresentar na coluna é música, no sentido prático e teórico, a vivência musical dos artistas e o cotidiano, desafios, aquilo que a gente pode admirar na caminhada do artista, e também levantar algumas questões, problematizações na medida do possível que a gente possa trazer às pessoas e informar. Aliás, informações sobre eventos que vão acontecer na cidade, entrevistar músicos que vão participar disso, englobando projetos e gravações. E visitar estúdios onde haja produção sonora”, explica Drago.
Ele explica que a sua entrada no seleto time de colunistas do jornal é consequência de uma parceria antiga com O Maringá. Inclusive, Drago já foi entrevistado pela equipe de reportagem desse semanário e colaborou com sugestões de pautas, indicando também artistas que passaram pelo seu estúdio para reportagens.
“Nos meus contatos com a diretora geral Pamela Maria Tiburcio, a gente foi conversando e ela ficou sabendo que eu tinha interesse em escrever. Como tinha essa vaga da coluna, foi feita a proposta para eu dar início a essa atividade de escrever a respeito de música para o público geral. Até então, eu só havia escrito para um espectro mais restrito, no caso acadêmico, pois eu participei de congressos, nas área da música e da radiofusão”, explica, referindo-se à sua formação em andamento no curso de música da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Drago confessa que nunca tinha trabalhado antes em jornal produzindo coluna. Mas sempre houve o interesse nesse tipo de atividade. “Devido a essa parceria entre estúdio e jornal, surgiu o convite e eu aceitei. Achei a ideia sensacional e estou muito feliz, porque será a chance de organizar alguns assuntos que eu considero que são pertinentes de serem trazidos para a população a respeito de música”, destacando que a sua coluna vai abranger tanto o ouvinte comum quanto o leitor especializado no assunto, que trabalha no setor e vive da atividade profissional.
Trajetória na música
À reportagem, André Drago conta que o seu envolvimento com a música começou logo cedo, tocando em igreja evangélica. Essa atividade se estendeu até os 17 anos de idade, quando passou a se apresentar na noite maringaense, nos bares de rock, principalmente em locais emblemáticos, casos do Tribo’s e do MPB. Na verdade, até hoje toca no circuito cultural, tendo passagens por bandas autorais de rock/rap, das quais ele produziu o som e o material está disponível na internet.
Hoje em dia ele é integrante de diversos projetos, como, por exemplo, uma banda tributo dos Beatles, que é o Grupo Esquina 17; outra dedicada a jazz, blues e heavy metal. “Mas a minha banda principal de trabalho é a Energy Garden, que é tributo aos rocks dos anos 80, 90 e 2000, até alguns atuais. E ainda a Capivara Elétrica, em que toco rock nacional”, acrescentando que é vocalista da maioria desses trabalhos, além de multi-instrumentista: contrabaixo, guitarra, violão.
Fora dos palcos, Drago trabalha na difusão do repertório instrumental no programa “Violão em Foco”, que é veiculado pela Rádio UEM FM, além das rádios da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Trata-se de projeto consagrado nacionalmente, pois venceu a categoria Programa Cultural do UnBcast 2025, um dos mais importantes prêmios de rádio universitária e podcasts do Brasil.
O “Violão em Foco” é coordenado pelos professores Flávio Apro e Paulo Lopes. O público pode ouvir esse programa na UEM FM às sextas-feiras, às 15 horas, e aos sábados às 21 horas.
E o Estúdio Drago está em funcionamento desde 2013, com aulas, gravação, ensaios, produção musical, alugue de equipamentos, mixagem e masterização.

Ciclismo na vida e na arte
Um dado interessante na carreira desse criativo produtor e músico maringaense é que ele atua também como cicloviajante, tendo cruzado o continente viajando de bicicleta. Por exemplo, já atravessou de Norte a Sul toda a região Sul do Brasil, passando por Uruguai, Argentina e Chile.
“Tenho uma conexão, uma vivência com essas culturas, dos falantes do idioma castelhano, aqui da América do Sul. Tenho bastante afinidade com o pessoal desses países. Faço uma pesquisa sobre a história do rock nesses locais”, diz Drago.