A artista gráfica Izabela Bombo lançará seu primeiro livro solo. É o “[em] caixa”, programado para ser apresentado ao público no próximo dia 12 de julho, às 19h, no auditório Joubert de Carvalho do Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC), em Maringá.
É uma obra escrita e ilustrada por Bombo, que é natural de Londrina (1992), mas com pés vermelhos de uma infância e juventude vividas na Cidade Canção. Em 2023, ela trabalhou com Nathan Milléo Gualda no livro “INGÁ, a menina-canção” (2023).
Segundo informações, “[em] caixa” é fruto de um poema escrito e ilustrado por Bombo, “em que exploro a sensação de subalternidade frente aos meus próprios desejos. Sonhos e vontades são engavetados para dar lugar aos interesses dos outros, em um movimento de autoanulação e internalizações representado no ato insistente de guardar caixas de mim mesma”, diz, em suas redes sociais.
No ano passado, a autora conversou com a reportagem durante a Festa Literária Internacional de Maringá (Flim) e adiantou que era uma obra “sobre o descobrimento das coisas que estavam guardadas dentro da gente e que a gente muitas vezes ignora a existência daquilo. Mas que em algum momento vai se acumulando tanto que transborda e a gente toma conhecimento daquilo”.
É uma obra em que se permite ser sem guardar muita parte, “sem que você se esconda do mundo”.
O livro será distribuído gratuitamente e toda sua execução foi possível com verba de Incentivo à Cultura pela Lei Municipal de Maringá n°11200/2020, Prêmio Aniceto Matti, concedida pela Secretaria de Cultura e Prefeitura de Maringá.
Quem é
Izabela Bombo é graduada (2016) e mestre (2019) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e atua como artista independente desde 2011.
Suas produções concentram-se nas áreas de ilustração e comunicação visual, permeando abordagens distintas, desde identidade, cotidiano, política, gênero até cultura pop.
“INGÁ, a menina-canção” foi a primeira experiência da artista ilustrando um livro infantojuvenil.
Serviço
O lançamento de “[em] caixa” será no dia 12 de julho, às 19h, no CAC (Av. XV de Novembro, 514, Zona 01, Maringá). Haverá distribuição gratuita do livro e conversa com a autora mediada por Zuleika Bueno. Classificação: Livre.