Artista paranaense indicado ao 36º HQMIX participa da Flim 2024

Willian Leite é designer gráfico, quadrinista e ilustrador (Crédito: Cristiano Martinez)

Entre os autores independentes da 11ª Festa Literária Internacional de Maringá (Flim), o artista gráfico paranaense Will Leite expôs seus livros nesta sexta-feira, 13 de setembro.

Ele é conhecido por ter criado no universo das tiras a personagem Dona Anésia, uma senhora de idade que dá respostas atravessadas, na lata mesmo, para espanto de gente como sua amiga Dolores.

Mas esse mau humor de Anésia conquistou legiões de fãs, que se identificam com as situações e sacadas das tirinhas publicadas por Will em seu blog “Will Tirando” (www.willtirando.com.br/) e na página oficial da personagem no Instagram (@dona.anesia).

Livros estrelados por Anésia e Dolores (Crédito: Cristiano Martinez)

Aliás, deu tão certo que a série concorre na categoria de Web Tira do 36° Troféu HQMIX, considerado o Oscar dos Quadrinhos no Brasil. Nessa edição, foram 1.710 itens inscritos e mais de 600 obras de trabalhos e produções realizadas inscritas em 2023 na área dos Quadrinhos no Brasil.

A 36ª edição do Troféu HQMIX tem o apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Governo Federal, do Ministério da Cultura e da Lei Paulo Gustavo.

A cerimônia de entrega dos troféus será realizada no Teatro Raul Cortez, do Sesc 14 Bis, no dia 11 de dezembro.

Paranaense de Porecatu, Will já venceu o HQMIX e tem grandes chances em 2024, apesar da forte concorrência.

Will autografa livro de sua autoria (Crédito: Cristiano Martinez)

Depois de morar em Apucarana, faz três anos que o artista fixou residência em Campo Mourão (a 90 km de Maringá). De lá, ele costuma participar de eventos de quadrinhos e cultura pop, caso da Bienal Internacional de Curitiba, e da CCXP em São Paulo, um dos maiores do mundo.

Mas Will gosta também do contato com o povo de literatura, quando vem para a Flim. É a sua quarta participação na festa maringaense.

Sair da versão mobile