“Cultura na faixa”. Assim pode ser definido o fim de semana do maringaense. Pelo menos, em quatro eventos selecionados pela reportagem.
Em outras palavras, atrativos (música e cinema) com entrada grátis.
Samba
No domingo, 23, às 15h, rola o primeiro Circuito do Samba de 2023, promovido pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura (Semuc).
O evento será na Praça Zumbi dos Palmares. Com cinco edições anuais, o Circuito visa agregar valor social e artístico à população.
“Faremos cinco apresentações do Circuito do Samba no ano, começando agora em abril e terminando em dezembro, como uma homenagem pelo Dia do Samba, que é comemorado no dia 2 de dezembro. A ideia é proporcionar um momento de alegria e conhecimento sobre essa arte, que é a essência do nosso país”, explica o secretário de Cultura, Victor Simião, via Secom.
Nesta primeira edição, o Circuito do Samba contará com rodas de samba comandadas pelo grupo maringaense Receita do Samba, que possui uma trajetória de mais de 30 anos na música, além de outros convidados especiais.
Cinema
O domingo, 23, também é de cinema gratuito em Maringá. A sessão fica por conta do projeto Cinema a Céu Aberto, que exibirá a simpática animação “Wall-E” às 18h30, no bairro planejado Eurogarden.
Sucesso de público e crítica, o filme tem a seguinte sinopse: após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta.
Wall-E é o último destes robôs, e sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, Wall-E se apaixona e resolve segui-la por toda a galáxia.
É um programa para toda a família e amigos, sem restrição de público. Inclusive, “Wall-E” tem classificação livre.
Mas não se esqueça de levar assento. Piquenique é permitido.
O local de exibição fica na avenida Sônia Guerra Nogarolli.
O cinema a céu aberto é um projeto realizado pela Semuc, com patrocínio do Eurogarden.
Música
Fechando o domingo, 23, o Teatro Barracão será palco para o show “Talismã”, projeto do multiartista Irakytan, de Maringá. Ele sobe ao palco a partir de 20h. É uma viagem entre diversos sons e imagens narrando o tempo, identidade e faces do artista.
O show conta com direção musical, synth ao vivo de Chá do Lirian, direção geral e iluminação por Luara Fagundes, Imagens e iluminação Patrick Mazafe, Figurino por Danilo Furlan, cenário por Irakytan, Sandro Maranho e Rô Fagundes.
Produzido com verba de incentivo à cultura Lei Municipal de Maringá nº 11200/2020 | Prêmio Aniceto Matti/PMM.
Expresso
Com o objetivo de valorizar os artistas locais e promover a descentralização de ações culturais, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura (Semuc), realizou nesta quinta-feira, 20, a assinatura de contrato dos 20 profissionais contemplados pelo Expresso Cultural. O projeto visa levar atrações de música e teatro aos bairros de Maringá e distritos de Floriano e Iguatemi.
Os artistas contratados vão aos locais designados e se apresentam em um ônibus-palco. Serão dez artistas musicais e dez peças de teatro.
O cronograma completo de espetáculos do ′Expresso Cultural′, com os locais e horários, serão divulgados em breve.
Serviço
– Circuito do Samba
Domingo, 23, a partir das 15h
Praça Zumbi dos Palmares
Rua Pioneiro José Fernandes – Conjunto João de Barro I
– “Talismã”
Irakytan
Domingo, 23, a partir de 20h
Teatro Barracão
Praça Professora Nadir Cancian, s/n, Zona 7
– Cinema a Céu Aberto
“Wall-E”
Domingo, 23, às 18h30
Eurogarden
Avenida Sônia Guerra Nogarolli