Conhecido pelo impactante romance “Marrom e Amarelo”, o autor e professor Paulo Scott estará em Maringá no próximo dia 13 de novembro (quinta-feira), para ministrar a palestra “Marrom e Amarelo: Retrato Ficcional de um Brasil em Conflito Racial”.
O evento será no auditório do CCH – Bloco H-35, sala 07, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), com inscrições gratuitas. Mas são apenas 40 vagas.
A palestra é sobre letramento racial, refletindo sobre literatura, identidade, racismo estrutural e as bancas de heteroidentificação.
“A discussão parte do seu romance ‘Marrom e Amarelo’, publicado pela Editora Alfaguara. Nele acompanhamos a trajetória de dois irmãos marcados pela desigualdade racial no Brasil. A partir de suas vivências, Paulo Scott constrói uma reflexão potente sobre pertencimento, branquitude, colorismo e as feridas abertas da herança colonial”, diz o perfil do NEIAB-UEM, que é o Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-brasileiros.
A conversa será mediada por integrantes do Núcleo: Sara Araújo e Patrick Gois, ambas compartilhando uma jornada de interesse nas temáticas de literatura e relações raciais.
“Marrom e Amarelo” foi indicado ao International Booker Prize e vencedor do Prêmio Jabuti 2023 na categoria Livro brasileiro publicado no exterior.
Além da palestra, o autor também está lançando seu novo livro “Direito Constitucional Antirracista”, que é uma obra ensaística, produzida e que oferece uma abordagem provocadora e original sobre o racismo sistêmico no Brasil. Com uma linguagem atualizada e incisiva, o autor explora a interseção entre Direito, Sociologia, Psicologia e Literatura para defender o Protocolo para Julgamento com Perspectiva Racial 2024, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça.
Autor
Paulo Scott nasceu em Porto Alegre, em 1966. Escritor e professor universitário, publicou doze livros. Recebeu os prêmios Machado de Assis, da Fundação Biblioteca Nacional, APCA, Açorianos de Literatura, entre outros, e foi finalista de prêmios como Jabuti e prêmio São Paulo de Literatura.
Serviço
13 de novembro (quinta-feira)
Das 19h30 às 21h30
Auditório do CCH – Bloco H-35, sala 07
Inscrições gratuitas até o dia 13/11 (40 vagas), AQUI








