Sob mediação da poeta Estela Lacerda, o bate-papo “Poesia e o exercício da liberdade” encerrou o primeiro dia da 44ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro em Maringá.
O encontro ocorreu na noite desta quarta-feira, 13 agosto, reunindo duas figuras de proa da literatura contemporânea no palco do teatro da unidade maringaense do Sesc: o poeta e agitador cultural, engajado na difusão da poesia da periferia da capital paulista, Sérgio Vaz; e um dos principais nomes da poesia contemporânea brasileira, que ganhou notoriedade por escrever com temática feminista, Angélica Freitas.
Ao longo do bate-papo, os convidados conversaram sobre o papel da literatura, os bastidores de sua produção literária, leituras atuais, novos livros autorais e até mesmo sobre o uso de Inteligência Artificial e outras tecnologias – ambos não lançam mão desse tipo de recurso. O ritmo da conversa foi estabelecido pela mediadora, que abriu também espaço para a participação da plateia, que compareceu em bom número ao evento.
Inclusive, integrantes do Coletivo Pé Vermelho, que organiza o campeonato de poesia falada na Cidade Canção, marcaram presença. Eles foram citados por Vaz em dado momento, provando que a a literatura está nas mãos de jovens e na periferia. “A poesia está comendo miudinho na mão da molecada”, disse o autor, que tem história de vida ligada à quebrada em São Paulo.

Apresentação
As honras da casa foram feitas por Nayane de Abreu Schamberlain, que trabalha no Sesc Maringá e é contadora de histórias. Ela apresentou os convidados e a mediadora. Aliás, Estela Lacerda, graduada em Letras, é idealizadora do #LeiaMulheres em Maringá, tendo sido mediadora desse clube de leitura por sete anos.
O anfitrião foi o gerente executivo do Sesc Maringá Leandro Rodrigues, que em sua fala destacou a consolidação da unidade como polo cultural. Não à toa, o mês de agosto ainda reserva para a Cidade Canção uma masterclass com o cineasta André Novais e a circulação do Palco Giratório; além do Femucic entre agosto e setembro.
Inclusive, o encerramento dessa Mostra de Música Cidade Canção será com a Orquestra Jovem Sesc Maringá e a cantora e compositora Zélia Duncan, no Teatro Calil Haddad.

Contação de histórias
Atração que agrada em cheio ao público infantojuvenil, a contação de histórias ficou por conta da Cia Tricotando Palavras no primeiro dia de atividades da 44ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro em Maringá, nesta quarta-feira, 13.
Na unidade maringaense do Sesc, brilhou o espetáculo “Tricotando, Contando e Cantando”, que convidou o público a se encantar com contos, causos e lendas que atravessaram gerações.
São histórias do nosso rico folclore, carregadas de sabedoria popular, que ganharam vida de boca em boca e foram reunidas por folcloristas para que não se perdessem no tempo.
O público pôde conferir duas sessões nesta quarta-feira, 13 agosto, no teatro do Sesc Maringá: uma de manhã e outra à tarde. No período vespertino, ainda uma oficina ministrada pelo grupo Tricotando Palavras a alunos e alunas.
Do Sesc Maringá, Nayane de Abreu Schamberlain fez as honras da casa e apresentou a Semana Literária Sesc para a plateia formada principalmente por escolas.

Oficina
A doutora em Educação e escritora de poesias Mariana Vieira Sarache conduziu a oficina “Uma fita amarela para Dalton Trevisan” na tarde desta quarta-feira, 13 agosto, no primeiro da 44ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro em Maringá.
A atividade ocorreu na Sala de Leitura da unidade maringaense do Sesc. O público foi bem variado em termos de idade e formação na integração com Sarache, que é também idealizadora do Projeto Nossa Ciranda — premiado em 1° lugar no Prêmio Aniceto Matti em Maringá — que propõe a escrita como forma de conexão com as emoções.
Com essa experiência, Mariana ofereceu uma tarde produtiva em torno da literatura e memória, valorizando um autor centenário que tanto deixou obras para se conhecer e lembrar.

Feira de Livros
A Livrarias Curitiba oferta feira de livros ao longo da Semana Literária Sesc em Maringá. Entre as obras e promoções, estão exemplares dos autores e autoras convidados. Incluindo, claro, a nova coleção da editora Todavia com edições especiais de Dalton Trevisan, escritor paranaense homenageado no evento que é realizado simultaneamente em 27 cidades do Paraná.
