Projeto de sucesso comercial nos anos 1990/2000, o “Acústico MTV” revigorou o som de muitas bandas brasileiras de rock daquele período. Ironia do destino, o formato desplugado ajudou a salvar muitos roqueiros e os colocou novamente no olho do furacão.
Em 2025, dois acústicos serão comemorados em turnê pelo Brasil. Um deles é do Capital Inicial, banda surgida nos anos de 1980 e ícone do som brasiliense, ao lado da Legião Urbana e da Plebe Rude.
O quarteto formado por Dinho Ouro Preto, Yves Passarell, Flávio Lemos e Fê Lemos vai excursionar a partir de março para comemorar os 25 anos do lançamento do “Acústico MTV: Capital Inicial” (2000), seu maior sucesso de vendas.
À época com versões em CD, VHS e DVD, esse material foi gravado em 2000 ao vivo no Teatro Mars, em São Paulo, com duas músicas inéditas, “Tudo Que Vai” e “Natasha”, além da regravação de “Primeiros Erros (Chove)”, de Kiko Zambianchi, que também é um dos músicos convidados que participam de todo o álbum e que acompanhou a banda durante a turnê do álbum. O álbum também ficou marcado por ser o último com a presença do guitarrista Loro Jones.
De resto, o repertório do Capital daqueles tempos: “Música urbana”, “Cai a Noite”, “Independência”, “Fogo”, “Todas as noites”, “O Passageiro”… canções que ganharam nova roupagem “desnudada” e voltaram às paradas.
A turnê acústica da banda brasiliense tem datas no Paraná: Curitiba, dia 14 de junho; Maringá, 27 de junho; e Londrina, 28 de junho.
20 anos do acústico do Ira!
Por sua vez, a banda paulistana Ira! vai comemorar os 20 anos do “Acústico MTV: Ira!” (2004). Por enquanto, data divulgada para 10 de maio em São Paulo.
Em 2004, era a formação clássica dessa banda oitentista: Nasi, Edgard Scandurra, Ricardo Gaspa e André Jung. O álbum foi produzido por Rick Bonadio e gravado nos dias 24 e 25 de março de 2004 em São Paulo, contando com as participações de Pitty, Samuel Rosa e Os Paralamas do Sucesso. Foi o disco mais bem-sucedido da carreira da banda, alcançando na época cerca de 300 mil cópias vendidas.
Como é de praxe no formato, trazer o repertório consagrado da banda em versões desplugadas. É o caso de “O girassol”, que passou batido em disco de estúdio do Ira!, mas se transformou num hit estrondoso graças ao acústico.
Além de faixas como “Envelheço na cidade”, “Dias de luta”, “Flores em você”, “Rubro Zorro”…
Para a turnê comemorativa, a banda terá sua formação atual: Nasi, Scandurra, Johnny Boy e Evaristo Pádua. Além do baixista Daniel Scandurra, Jonas Moncaio (cello) e Juba Carvalho (percussão).