Carol Panesi prepara show em homenagem a Hermeto Pascoal com músicas inéditas

Crédito: Divulgação

Imersa nesta semana na edição 46 do tradicional Femucic – Festival de Música Cidade Canção, a multi-instrumentista e compositora Carol Panesi ministra duas oficinas no Sesc Maringá.

Em conversa com a reportagem, ela contou que prepara o show “Cartas pro campeão”, em homenagem ao compositor e instrumentista Hermeto Pascoal, um dos principais nomes da cultura brasileira e conhecido pela Música Universal. Ele toca acordeão, flauta, garrafa, piano, bacia, saxofone e sintetizador, entre outros.

Minha Página AMP

Carol conta que serão realizadas quatro apresentações no Rio de Janeiro, sendo que uma delas vai ser filmada e disponibilizada posteriormente no YouTube. Trata-se de projeto aprovado no Sesc Pulsar (RJ), que aproveita material encaminhado pelo Bruxo anos antes.

“Na pandemia, ele [Hermeto] me mandou um envelope com 33 músicas inéditas. Literalmente, ele me mandou cartas musicais. Eu achei aquilo muito forte. Ele fez isso com algumas pessoas, com alguns músicos, não foi só comigo”, recorda Carol, explicando que escolheu cinco músicas desse material para compor o show em gestação “Cartas pro campeão”. Assim, ela arranjou essas peças, para intercalar com outras músicas de Hermeto, dando todo um colorido ao projeto.

Existe a expectativa do homenageado estar na plateia dos shows. Quem sabe uma canja.

E futuramente, um álbum de estúdio.

Em Maringá, artista ministra duas oficinas no Sesc Maringá (Crédito: Cristiano Martinez)

EP
O material mais recente de Carol Panesi foi lançado em 2025: “Duo Repicado”, um EP composto de duas músicas de Fabio Leal (guitarra) e uma dela (violino).

“O Fabinho é um grande parceiro musical. Ele gravou meu segundo álbum, o ‘Em expansão’ (2019). É um grande músico e uma pessoa que confio muito musicalmente”, diz a multi-instrumentista, exaltando o comprometimento de Leal em se preparar para tocar as músicas.

Música Universal
Aos 11 anos, Carol ingressou no Conservatório Brasileiro de Música (CBM) onde concluiu o curso técnico de piano. Com Bernardo Bessler, aprofundou os estudos de violino.

Após anos de vivência intensa no CBM, onde se formou no Curso Técnico em Piano, Carol conheceu o multi-instrumentista e compositor Itiberê Zwarg. Esse encontro determinou os rumos da sua trajetória musical e tornou-se sua principal fonte de inspiração. Passou a integrar a Itiberê Orquestra Família e o Itiberê Zwarg & Grupo. Com esses projetos, viajou por vários lugares do Brasil e do mundo. Após algum tempo, passou também a compartilhar seus conhecimentos como monitora do projeto didático idealizado por Itiberê, a Oficina da Música Universal, onde trabalhou por 7 anos.

“Ser a gente mesmo é um dos preceitos da Música Universal do Hermeto Pascoal”, diz Carol. Ela recorda que, desde seu começo, há 23 anos, ouvia que não era para copiar o Hermeto, por exemplo. “A gente nunca foi instruído a ficar tirando solos, imitando as pessoas, a ficar copiando nada. Pelo contrário, sempre foi estimulado a fazer do nosso jeito, como a gente sente”, contextualizando que está há duas décadas nessa pesquisa para saber seu lugar no universo sonoro.

Nesse sentido, Carol analisa seu processo em constante mudança. Ela tem cinco álbuns autorais, todos diferentes entre si, representando fases de sua carreira, mas com uma assinatura identificável. “De alguma forma, tem uma essência de eu ali”, dizendo acreditar que os ouvintes percebem sua marca. “Eu fui me transformando através dos processos, mas tem esse lugar, o meu ‘jeitinho’ de fazer”, atribuindo esse estilo à escola da Música Universal, que põe uma lente de aumento para o lugar da identidade, que passa fora do convencional e nem sempre é acolhido pela sociedade.

Carol trabalhando com os participantes de oficina no Femucic 2025 (Crédito: Cristiano Martinez)

Discografia
Em 2018, Carol Panesi lançou seu primeiro álbum autoral, “Primeiras Impressões”, com participações de Hermeto Pascoal e Léa Freire e, em 2019, o segundo álbum, “Em Expansão”, pelo selo BALXTREAM, ambos com sua banda Carol Panesi & Grupo.

Em fevereiro de 2021, lançou seu terceiro álbum, o EP “Carol Panesi e Eleva Big Band”, projeto realizado à distância durante a pandemia do Covid 19 com uma big band feminina de Córdoba/Argentina, contemplado pelo projeto IBERMÚSICAS e FUNARTE. Em junho do mesmo ano lançou seu quarto álbum “Arte é Oração”, em duo com o guitarrista Fabio Leal.

Em agosto de 2023, lançou seu quinto álbum autoral “Natureza é Casa”.

Hermeto Pascoal, O Bruxo (Crédito: Gabriel Quintão/divulgação)

Oficinas no Femucic 2025
Até sexta-feira, 5 setembro, Carol conduz as oficinas “Música Universal – Criação e Prática Musical” e “Sotaques do Brasil” na primeira semana de atividades do Femucic 2025.

Já no sábado, 6, às 20h, está programado um show reunindo os professores e alunos dessas atividades e também da oficina de André Siqueira, “Harmonia e Improvisação – Guitarra, Violão e Contrabaixo”. Deve rolar um duo de Carol e Siqueira.

Leia mais

‘É sempre uma troca muito rica’, diz Carol Panesi, oficineira do Femucic 2025

Sair da versão mobile