Como já é tradição em Maringá, a Cia Pedras Teatro Circo promoveu um evento independente e gratuito, reafirmando a essência humanista e revolucionária que marca a trajetória desasa companhia ao longo de mais de três décadas.
Desta vez, foi o Luau dos Alunos 2025, que ocorreu no último sábado, 18 outubro, no período da tarde. Durando uma hora e meia, o evento, concebido como um espaço de formação, expressão e partilha, integrou múltiplas linguagens artísticas: teatro, música, circo e performance em um encontro, onde a arte faz parte de uma experiência imagética e também reflexiva.
A programação foi aberta com apresentações de rock nacional, interpretadas por Raabe Maristela e Jeff Rosas, que trouxeram ao palco a energia contestadora e libertária do gênero, envolvendo o público em um coro espontâneo e coletivo entre aplausos e entusiasmo.
Em seguida, uma performance intimista com texto autoral de Iara Ribeiro, interpretada por Eunice Freitas, Suzy Saila e Rebecca Danziger, que propôs uma reflexão poética e fantasmagórica sobre a futilidade humana.
O Luau prosseguiu com uma dublagem de trechos de filmes, realizada pelos futuros atores e dubladores Athus Júnior e Cauã Treichel. E eis que chega o momento circense, protagonizado por Gabi Sousa, Jocimar Nunes, Cauã Treichel e Ana Júlia Degam. Eles trouxeram ao palco a leveza e a potência expressiva das acrobacias em duplas e o tecido aéreo, simbolizando a busca pela elevação e equilíbrio artístico.
O encerramento deu-se com uma leitura cênica do texto “Murro em Ponta de Faca”, de Augusto Boal, entrelaçada às fagulhas poéticas e críticas de Iara Ribeiro (atriz, professora, escritora e diretora teatral). A leitura em cena ficou a cargo de Gabi, Rebeca, Eunice e Cauã. O público reagiu celebrando o vigor e a sensibilidade de todas as apresentações.
1º Intercâmbio dos Alunos
A Cia ressalta que, antes do Luau, no sábado, dia 18 de outubro, ocorreu o 1º Intercâmbio dos Alunos, momento em que cada turma apresentou um fragmento do espetáculo que está em processo de criação, promovendo a troca artística e o fortalecimento coletivo entre os alunos, cenas de teatro e circo que marcaram o sábado com gritos e muitos aplausos e este show a parte foram realizados pelos alunos/as: Raabe Maristela, Wellyn Lacerda, Rhuan Meira, Athus Junior, Cauã Treichel, Helena Nora, Marcelo Guarnieri, Gabi Souza, Núbia Souza, Jeff Rozas, Ingridy Maira, Carina Veltrini, Jocimar Nunes, Camila Ederli, Rebecca Danziger, Susi Saila, Eunice Freitas, Ana Julia Degam, Gabriel Gobo, Giovana Araujo, Amanda Scarpini.
“Mais do que um evento artístico, o Luau dos Alunos 2025 reafirma o compromisso da Cia Pedras Teatro Circo com uma arte humana, acessível e transformadora, promovendo atividades gratuitas e independentes que oportunizam a formação de novos artistas e o acesso da comunidade à cultura.
Assim a Cia mantém-se, ativa e atenta a sua missão de fazer da arte um instrumento de reflexão, consciência, humanidade, esperança e resistência!”, diz a Cia.