O Cine UEM também aposta no cinema cult em suas exibições. Após navegar pela cinematografia de nomes como Michelangelo Antonioni, Stanley Kubrick e Andrei Tarkovski em 2025, o projeto começa hoje, terça-feira, 21 outubro, a Mostra Sonhos de Fellini.
É rara oportunidade para o público conhecer ou voltar ao universo onírico do italiano Federico Fellini (1920-1993), um dos principais cineastas europeus do século 20.
“Federico Fellini foi um diretor e roteirista do cinema italiano e ganhou destaque no período pós-Segunda Guerra Mundial. Inicialmente influenciado pelo movimento neorrealista, Fellini desenvolveu um estilo único, combinando imagens oníricas e alucinatórias com situações cotidianas. A mostra SONHOS DE FELLINI revela o diretor italiano olhando para si mesmo, para sua cidade e para sua infância, construindo uma poética de fragmentos autobiográficos”, diz a página @cineuem
A partir de 19h30, a sala localizada no campus sede da Universidade Estadual de Maringá exibe hoje “8½”(1963).
Sinopse: o diretor Guido Anselmi está prestes a rodar seu próximo filme, mas sofre com a falta de ideias. Em crise existencial, ele passa a misturar a ficção com a realidade. Conhecido como um dos melhores filmes sobre filmes já feito, ele transforma a crise artística de um homem em um grande clássico do cinema.
Mais filmes
A Mostra Sonhos de Fellini continuará na sexta-feira, 24, com o filme “Roma” (1972); e sábado, 25, exibição do clássico “Amarcord” (1973).
Serviço
Cine UEM
Sessão de “8½”(1963)
Terça, 21/10
19h30
Sala Cine UEM – Bloco 036