O Coletivo Pé Vermelho, famoso na Cidade Canção pela organização de slams e afins, está com novo projeto em 2025. Trata-se do “Vídeo Verso – Poesia Além da Palavra”, cujo objetivo é selecionar cinco poetas de Maringá e região para participar de uma formação e da criação de um vídeo poema autoral, proporcionando uma experiência poética e audiovisual com suporte durante todo o processo. A participação é totalmente gratuita. Inscrições abertas até 20 de janeiro.
Nesta primeira etapa, os selecionados terão a oportunidade de participar da oficina de Vídeo Poema, ministrada por Andresa Viotti com o Coletivo Pé Vermelho, e receberão orientações essenciais para a criação de seus próprios roteiros. Em seguida, o Coletivo fará a gravação e a edição dos vídeos.
Na segunda etapa, de março a abril, os vídeo poemas serão postados no YouTube e no Instagram do Slam Pé Vermelho, com impulsionamentos nas redes sociais do slam para alcançar pessoas de todo o país. O objetivo é promover o encontro entre a poesia e a tecnologia, ampliando os horizontes de produção e circulação poéticas, unindo palavra, imagem e som para construir o sentido da poesia.
“No Coletivo Pé Vermelho, sempre trabalhamos com a poesia em campo expandido e o Vídeo Verso proporciona mais uma experiência de contato e de trabalho com uma materialidade não tradicional na divulgação poética: o vídeo poema. Esperamos que ês poetas possam alargar seus campos de trabalho para além do papel e da impressão, bem como que o público possa experimentar a poesia de uma forma diferente através dos vídeo poemas que vamos produzir”, explica a coordenadora do projeto, Érica Paiva Rosa.
O material passará pela curadoria do Coletivo Pé Vermelho, considerando critérios como originalidade, criatividade, variação temática e performance. Os selecionados que concluírem o projeto também receberão uma ajuda de custo no valor de R$ 1.000,00.
A oficina de Vídeo Poesia será nos dias 28, 29 e 30 de janeiro, das 19h às 22h, na Coletiva Mostra Multicultural, e abordará temas como: Performance, Vídeo performance, Vídeo poema, O corpo e o audiovisual, Plano de filmagem, Luz, Sonorização, Edição audiovisual, Jogos teatrais e Elaboração de roteiro para gravação. Inscritos que não estiverem na seleção final podem acompanhar a transmissão ao vivo da oficina.
Andresa Viotti é palhaça, diretora e professora de teatro e arte, mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá. Integra o grupo Meu Clown desde 2013. Em 2019, recebeu o prêmio de melhor atriz no V Festival Nacional de Teatro “Carpe Diem” pela peça “Rapsódia Circense”. Dirige o espetáculo bilíngue “Ernesto e Eu – Uma história que não se conta”, contemplado pelo prêmio Aniceto Matti em 2021, e que esteve em circulação em 2024 pela Lei de Incentivo à Cultura. Em parceria com Marcelo Colavitto, escreveu o livro “Palhaços e Máscaras – A poiesis na trajetória dramatúrgica do Grupo Meu Clown”, lançado em 2021 pela editora CRV.
Os vídeos serão gravados entre os dias 7 e 17 de fevereiro (em dias e horários a serem combinados). Cada vídeo poema terá, no máximo, 1 minuto e 15 segundos de duração.
Serviço
Oficina de Vídeo Poesia com Andresa Viotti + Coletivo Pé Vermelho
Data: 28, 29 e 30 de janeiro
Horário: 19h às 22h
Local: Coletiva Mostra Multicultural – Rua Padre Vieira, 443, Zona 7 – Maringá (PR)
Classificação indicativa: 14+
Link do formulário de inscrições: https://forms.gle/9RAEtjMydmUw3KPh7
Inscrições abertas até 20 de janeiro
Os lançamentos serão no canal do YouTube do Slam: https://www.youtube.com/c/SlamP%C3%A9Vermelho
Gratuito
Mais informações: @slampevermelho
Ficha Técnica
Realização: PR Educação e Cultura
Érica Paiva Rosa: Coordenação Geral
Pedro Marques: Produção Executiva e Coordenação Financeira
Ana Favorin: Social media e Assistente de produção
Gabriel Brunini: Produção Audiovisual
Rachel Coelho / 2 Coelhos Comunicação e Cultura: Assessoria de Imprensa
Produzido com verba de incentivo à cultura
Lei Municipal de Maringá nº 11200/2020
Prêmio Aniceto Matti
Com informações de assessoria