Neste mês de fevereiro, o editor Sidney Gusman divulgou a capa da 41ª Graphic MSP: “Do Contra – Herança”, de Yoshi Itice.
Segundo Sidão, como é mais conhecido, o material desenhado e escrito pelo ilustrador paranaense chegará ao mercado em março, pela Panini Comics.
“Na história, Do Contra encara, do seu jeito bem particular, as dificuldades de se identificar com o complexo mundo à sua volta. Afinal, ele é brasileiro ou japonês? Ou os dois?”, diz o editor, destacando que Itice faz uma releitura do divertido personagem de Mauricio de Sousa, com muito humor, reflexão e até emoção. “Menos para o Do Contra, claro”, completa Sidão.
Para quem não sabe, a Graphic MSP é uma série publicada há mais de uma década, sempre contando com artistas convidados para reimaginar os personagens de Mauricio (pai da “Turma da Mônica”) em edições especiais e numa chave de leitura mais aprofundada e “adulta”. Assim, os volumes permitem aos leitores e leitoras mergulharem em histórias sobre solidão, separação, amadurecimento, racismo, perdas etc.

Autor
Yoshi Itice é de Curitiba (PR). É formado em Design Gráfico pela UFPR e pós graduado em Histórias em Quadrinhos pela OPET/PR. Começou a trabalhar com Histórias em Quadrinhos em 2010 quando fundou o estúdio LoboLimão.
De 2010 até 2015 publicou semanalmente webtiras como “Batsuman” e “Last RPG Fantasy”. Em 2012, junto de Felipe Saito e Marcel Keiichi, publicou o livro-jogo “Last RPG Fantasy”, vencedor do troféu Angelo Agostini na categoria de Melhor Publicação Independente de 2012. No ano seguinte lançaram a HQ “MAKI”, vencedora do Troféu Paranaense de Excelência Gráfica de 2013 na categoria infantil/juvenil.
A partir daí participou de diversas coletâneas de quadrinhos como “PAFPAF” (2014), “3,2,1 Fast Comics” (2014), “Entre 4 Linhas” (2014), “Fliperamas” (2015) e como artista convidado na trilogia “A Samurai” (2015, 2016 e 2021). Em 2016 escreveu e desenhou a minissérie “Minecomics – A Ameaça de Zork” baseada no universo do jogo Minecraft e publicada pela Editora Tambor. E em 2021 trabalhou como colorista no quadrinho “Bobarella” lançado pela editora Guará.
Em 2017, começou a produzir e publicar de forma independente a série “Eventos Semiapocalípticos” que compreende cinco volumes: “Eduardo e Afonso” (2017); “Gilmar” (2018); “Gabriela” (2019); “Rafael” (2021); “Zé Augusto” (2022);
Em 2022, foi anunciado como artista convidado para produzir a Graphic MSP do personagem Do Contra.